Matar membros de facções não combina com os novos tempos, advertem governadores que vivem um inferno com a onda de violência em seus estados.
A extrema direita propõe a matança de integrantes de facções — tese rejeitada pelos governadores, que preferem o rigor da lei. Ninguém quer carregar esse fardo e, no futuro, ser julgado por famílias e tribunais como assassino de jovens.
O desafio é asfixiar, o mais rápido possível, os grupos criminosos. Ninguém no Brasil tem um projeto pronto. O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresenta, até aqui, a melhor proposta: ampliar penas e acabar com as facilidades para soltura de criminosos, baseadas em reeducação e benefícios por primariedade.
Com a violência atingindo níveis extremos em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais — estados governados pela direita e extrema direita —, deputados decidiram debater o projeto que aumenta punições. A ideia é arrastar o tema das facções até a campanha eleitoral.
O discurso da segurança é o que mais satisfaz os eleitores no momento, ou parte deles. Nas redes sociais, só se fala nesse tema — com ou sem exageros, entre verdades e mentiras.
Oficiais de justiça querem concurso
Os oficiais de justiça do Ceará estão pressionando o comando do Tribunal de Justiça para promover, com urgência, concurso público para contratação de novos profissionais. Segundo o sindicato da categoria, seriam necessários 70 novos oficiais de justiça nos próximos quatro anos para atualizar o quadro de pessoal na capital e no interior. O cargo é um dos mais disputados do serviço público.
Vitória de Cid em Santa Quitéria teve apoio de Camilo e Elmano
O silêncio na política muitas vezes vence eleição. Foi o que aconteceu em Santa Quitéria. Lígia Protásio, com apoio de Lula, Camilo e Elmano, poderia vencer a eleição contra Joel Barroso, apoiado por Cid Gomes — que conseguiu evitar a presença e o apoio público, inclusive por vídeos, da candidata do PT. Uma ajuda considerável.
Elmano também liberou o vereador mais influente do município, Pé-de-Mola, a votar contra o próprio PT. Para Cid, Santa Quitéria é sua segunda terra.
Em foco: “O Cid é grande parceiro”
O ex-deputado, ex-secretário de Agricultura e ex-diretor-geral do DNOCS, Eudoro Santana, é um craque na articulação política. Paciente, fala pouco, ouve muito e sabe colocar cada palavra no tempo certo e ao interlocutor certo.
Eudoro não responde a agressões, por acreditar no tempo da política. Sobre o sucesso do partido no Ceará, que conquistou mais uma prefeitura, foi lúcido: “O Cid é grande parceiro, leal e trabalhador.”
Aldigueri fará história na Alece
Grande parte dos servidores da Alece não ingressou por concurso público. Foram nomeados antes da promulgação da Constituição de 1988, que passou a exigir concurso para o serviço público. Esses servidores estão sendo aposentados. O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, quer renovar os quadros do Legislativo com profissionais qualificados. Fará o primeiro grande concurso da Casa, com mais de 200 vagas.
Eduardo Girão confirma candidatura ao Governo do Ceará
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) anunciou que disputará o Governo do Estado do Ceará nas eleições de 2026. O lançamento oficial da pré-candidatura será no dia 30 de novembro, no Hotel Mareiro, na Praia do Futuro, em Fortaleza.
Ao confirmar a decisão, Girão destacou o desejo de renovar o cenário político cearense: “Creio que, após 40 anos do chamado ‘governo das mudanças’, é legítimo que um novo ciclo na política cearense se inicie a partir de uma proposta verdadeira.”
O senador lamentou a aproximação da direita e extrema-direita com grupos que querem chegar ao poder pelo ódio — no vale-tudo.
O futuro do DNOCS, Codevasf e Sudene
O Tribunal de Contas da União tem apresentado relatórios que mostram recursos de emendas destinados a órgãos da administração direta federal. O correto seria que esses órgãos funcionassem com recursos do orçamento da União.
O jogo de interesses políticos predomina, tornando os órgãos federais reféns de deputados e senadores. Os governadores, por sua vez, evitam se envolver para não gerar escândalos.
Felipe Mota convida para filiação de RC ao União Brasil
O deputado Felipe Mota anunciou oficialmente a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil, no próximo dia 5 de novembro, em Brasília. “Estamos avançando na nossa tática de unir a direita e a extrema-direita”, declarou.
Elmano e Aldigueri recebem ministro da Justiça
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, participa nesta terça-feira (28), de reunião com o governador Elmano de Freitas e o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, para tratar de segurança pública. À tarde, na Assembleia Legislativa, o ministro receberá o título de Cidadão Cearense.
