Você ainda tem receio de abrir uma conta em um banco digital? Prefere contas em bancos tradicionais? Gosta de se sentar com seu gerente e tomar aquele cafezinho? Você sabe que tudo isso tem um custo alto, né? Mais agências, mais pessoas, mais equipamentos e… Mais burocracia e demora no atendimento. Acho que ninguém gosta de ficar em filas esperando ser atendido certo? Bom, eu não gosto. E a tecnologia chegou até os serviços financeiros com a criação de fintechs.
Nome bem bacana para… Empresas de serviços financeiros. Os bancos digitais começaram a aparecer no nosso dia-a-dia para facilitar a nossa vida, onde desde a abertura da conta e toda movimentação acontece pelo telefone celular. Olha que coisa. Em um banco digital, você pode fazer quase tudo o que faz em um banco tradicional como saques em caixas 24 horas, cartão de movimentação (crédito ou débito), PIX, ted, doc, investimentos, pagamentos de contas e até depósito, que neste caso é geralmente via boleto.
E o que normalmente não tem nos bancos digitais são taxas de abertura e manutenção de conta, atendimento presencial e… O cafezinho. O fato é que os bancos e os serviços financeiros digitais já são uma realidade e a cada dia mais se popularizam. O dinheiro físico como conhecemos aos poucos está diminuindo sua circulação para dar espaço ao dinheiro “invisível” ou à moeda escritural. Não é moeda virtual ou criptomoeda, tá? Os bancos digitais aproveitam a tecnologia a seu favor e diminuem seus custos operacionais. Porém, cada caso é um caso, e o ideal para um cliente pode não ser para outro.
Para alguns clientes, os bancos tradicionais atendem suas demandas, já para outros o digital é mais prático. E para você? Qual prefere? Bons investimentos e cuida bem das suas finanças.
