A oposição na Alece ganhou robustez, a partir da mudança do Regimento Interno, que instituiu maior participação na Tribuna da Casa. Em reuniões semanais, os opositores traçam estratégias para tentar desgastar o governo cearense.
A tática do líder do governo, deputado Guilherme Sampaio, e do líder do PT, Missias do MST, está mudando o ambiente no plenário da Alece. A bancada governista ganhou peso e qualidade, com a chegada de Salmito Filho, Tim Gomes, Nizo Costa, a entrada em cena de Sérgio Aguiar, Renato Roseno, De Assis Diniz e Marcos Sobreira. O governo estava sendo muito atacado e não tinha defesa.
Um dos sintomas da mudança foi a participação da bancada governista em plenário, superando pela primeira vez a bancada da oposição, utilizando todos os espaços.
Deputado Pastor Alcides: “Se o Roberto Cláudio se filiar ao PP, será o candidato que defenderei ao governo”
O deputado Pastor Alcides (PL) foi claro: “Se o Roberto Cláudio se filiar ao PP, terá meu apoio, como candidato ao governo, mas a palavra é do líder maior do partido no Ceará, deputado André Fernandes. “O André é o nosso líder”, diz o pastor. O ex-presidente Bolsonaro terá encontro com lideranças do Ceará e deve indicar candidatos ao governo e Senado Federal.
O sermão de Salmito na oposição evangélica
O deputado Salmito Filho fez um pronunciamento sobre teologia, quando abordou o porquê do início do catolicismo, do evangelho que orienta o protestante, a partir da Bíblia, da história de Jesus. “Toda vez que neste plenário, Deus, Jesus e igreja forem citados, vou entrar no debate. Deus é amor e não divisão, e não se pode usar o nome de Jesus para politicagem”, colocou Salmito. Nenhum parlamentar evangélico se pronunciou.
Léo Couto: “O Evandro é fundamental para a reeleição do Elmano e está com 80% de aprovação”
O presidente da Câmara de Fortaleza, Léo Couto (PSB), fez uma leitura do atual momento da gestão do prefeito Evandro Leitão. “O Evandro está nas ruas, todos os dias, limpou 120 dos 143 canais, está fazendo esforço para drenar ruas e vilas alagadas, fez a reforma administrativa e está pagando as contas. Isso é tudo que um prefeito de oposição eleito pelo povo precisaria fazer no início de mandato”, disse Léo Couto, que arrematou o quadro, declarando que o prefeito “Evandro será fundamental para a reeleição do governador Elmano e tem 80% de aprovação,”. Ele participou de toda a campanha de Evandro nos bairros.
Sérgio Aguiar elogia gestões municipais
O deputado Sérgio Aguiar é um grande orador e os bons temas e discursos marcam sua trajetória. Subiu à tribuna para analisar os bons resultados do Índice de Desenvolvimento de Municípios, onde sua base, Camocim, está entre os melhores. Sérgio citou, também, os melhores onde estão Granja, Eusébio, Sobral, Maranguape e Itaitinga. A Alece cresce, quando grandes oradores utilizam a tribuna. Salmito, Felipe Mota, De Assis Diniz, Sérgio Aguiar, Aldigueri, Guilherme Sampaio e Dra. Silvana são bons de discursos.
A reforma do Evandro legaliza 1.500 servidores
A Reforma Administrativa proposta e aprovada pelos vereadores transformou 1.500 celetistas em estatutários. Uma vitória do prefeito, que regularizou a situação de servidores terceirizados que cumpriram importante papel na saúde e educação.
Aldigueri recebe crianças com deficiências
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, vai abrir as portas da casa ao lado da primeira-dama Tainah Marinho para entidades que cuidam de crianças com deficiências. Foi emocionante a audiência no gabinete da presidência.
A gente sabe que o almoço não rendeu
O almoço promovido pelo União Brasil não rendeu o esperado. O partido não sairá unido na eleição de 2026 no Ceará. A ideia é só coligar com a extrema-direita. Até 2026, muitas conversas sobre chapa irão se seguir. O PL não oferece nada na majoritária. Bolsonaro vai resolver no gabinete da presidência.
