Menu

Como será o 2º turno em Fortaleza

O segundo turno no embate municipal é uma nova eleição. Elementos novos vão surgindo para mexer com o emocional do eleitor, provocando até mesmo o redirecionamento do voto. O líder do PT na Alece, deputado De Assis Diniz, mostrou a senha de como será a campanha de Evandro Leitão. “Não vamos atrás do passado de youtuber do adversário, vamos falar dos seus atos do presente”. Ele também citou a participação do bolsonarista em votações contra as mulheres e a equiparação salarial e sua postura diante de temas nacionais importantes.

Os aliados de André Fernandes já sinalizam que o candidato irá sair do seu mundo virtual e vai buscar apoios de Wagner e Sarto. As conversas já iniciaram. André pretende negociar e ampliar aliados. O debate no primeiro turno foi violento, agressivo, saindo da discussão sobre a cidade e entrando até mesmo na vida pessoal. Evandro e André querem passar um apagador na discussão do ocorrido na fase inicial da campanha.

A batalha do segundo turno promete ser dura. Extrema-direita e centro-esquerda se enfrentando.

MARACANAÚ DECRETOU O FIM DO PDT E DO PELO NO MUNICÍPIO

O PL obteve desempenho eleitoral regular em Maracanaú com a candidatura da Dra. Silvana, que cravou 24% dos votos. Silvana não tem como base política o município de Maracanaú. O deputado Lucinildo Frota, PDT, afundou com apenas 11%. O PL e o PDT, além dos candidatos a prefeito derrotados, não elegeram um só vereador. Simplesmente derreteram em Maracanaú.

SURGE O LÍDER VICENTE AQUINO

O conceituado advogado Vicente Aquino se tornou chefe de uma banca que defendia prefeitos, e empresas. Foi a política a sua mais nova opção. Foi nomeado conselheiro da Anatel, poderosa agência que fiscaliza e libera rádio, TV e internet no Brasil. Na política, ainda elegeu e reelegeu a esposa prefeita de Paraipaba e a cunhada prefeita de Paracuru, desbancando o prefeito Beim. O novo líder de um dos lados do litoral pretende avançar sobre dois novos municípios. É só olhar com quem Paraipaba e Paracuru tem limites.

ELMANO SAIU FORTALECIDO

O secretário Artur Bruno, que trabalha diretamente com prefeitos no Abolição, contabiliza 174 prefeitos afinados e ligados ao governo Elmano. O número pode chegar a 180. Os distantes da base são Parambu, Juazeiro do Norte, Aquiraz e Eusébio.

SARTO, WAGNER E O PROTAGONISMO RECONDUZIDO

A demora de Sarto e Wagner para anunciar quem vão apoiar no segundo turno em Fortaleza está reduzindo o protagonismo de ambos. Os vereadores eleitos e suplentes estão procurando Evandro e André. As negociações estão avançadas.

CAUCAIA E A MESA DE ENTENDIMENTO

Em Caucaia, ocorre a mesma demora de Fortaleza na definição dos apoios. Catanho atua forte para conquistar os votos de Emília Pessoa, que faz parte da base do governador Elmano de Freitas. O coronel Aginaldo, que disse no primeiro turno que em Caucaia só tem corruptos, deve ficar neutro. Seria mais coerente liberar aliados.

SÉRGIO AGUIAR CONSOLIDA LIDERANÇA EM CAMOCIM

A vitória de Sérgio Aguiar e Cid Gomes em Camocim é uma demonstração de aula política. Sérgio conseguiu zerar o envolvimento do governador Elmano e do ministro Camilo Santana no processo eleitoral. Cid Gomes foi o grande articulador, ao lado de Sérgio Aguiar, que consolidou liderança em Camocim cravando cinco vitórias seguidas.

ENEL MERECE PARABÉNS

Estranho os deputados estaduais ficarem calados sobre o grande serviço prestado pela Enel na eleição no Ceará. Nenhuma ocorrência, zero problemas. Fica o registro de elogio do TRE-CE.