O governador Elmano de Freitas é um político que avalia cenários, trabalha muito e compreende que a política atual se movimenta entre dois polos: o Campo Democrático e a Extrema Direita.
Em análise franca, Elmano fez um alerta a Ciro Gomes e Roberto Cláudio sobre o julgamento da sociedade diante da aproximação deles com a extrema-direita. “Penso que Ciro acredita na existência de uma terceira via, mas ela não existe. O que temos hoje é o Campo Democrático e a Extrema Direita apoiada pela direita. Foi o que aconteceu na eleição em Fortaleza”, afirmou.
Com clareza, o governador foi direto: “A extrema-direita existe e está ficando muito forte”. E acrescentou: “André Fernandes entendeu que Ciro o vê como jovem e tolo”. Para Elmano, é preciso refletir sobre os riscos. “Se planejaram o assassinato de um presidente da República, imagine o que fariam com a imprensa livre, manifestantes e governadores contrários”, alertou.
Elmano critica o que chama de inveja e ressentimento de Ciro e Roberto Cláudio diante da liderança de Camilo Santana. “Eles se uniram à extrema-direita por vingança contra o PT, por não aceitarem a liderança de Camilo e não entenderem o que estava em jogo para a vida das pessoas”, disse.
Elmano afirma que não faz política por conveniência. Acredita que somente por meio de políticas públicas é possível melhorar a vida do cidadão — em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura. “Estava em curso uma ditadura”, concluiu.
Para onde vão os votos de Evandro Leitão
Nos bastidores, o assunto é a herança eleitoral do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. A disputa é grande. Um dos nomes cotados para receber parte do capital político de Evandro é Francisca Liziany Medeiros de Oliveira, primeira-dama de Itapipoca. Liziany preside a Associação das Primeiras-Damas do Ceará, a APDMCE e também integra a Associação dos Prefeitos do Estado. Em Fortaleza, o destino dos votos ainda é uma incógnita.
Evandro quer ajudar a bancada federal
Evandro Leitão articula. Nos bastidores, trabalha para fortalecer o PDT. Deve apoiar a reeleição de André Figueiredo e tenta atrair Fernanda Pessoa e o pai, Roberto Pessoa. Outro movimento seria apoiar a vice-governadora Jade Romero, que pode disputar vaga na Câmara Federal.
Alan Macêdo realiza maior sonho do povo de Milhã
Melhor prefeito do Sertão Central, Alan Macêdo receberá, nesta quinta (31), o governador Elmano de Freitas. Além de inaugurações, a pauta inclui a defasagem no preço do leite. Alan preside o Codessul, consórcio que representa oito municípios da região.
Aquiraz faz o maior desconto da história para pagamento de IPTU
O prefeito Bruno Gonçalves lança, em 1º de agosto, o maior Refis da história de Aquiraz. Dívidas com o município terão perdão de juros e multas, inclusive de IPTU. Imóveis do Porto das Dunas, onde há maior número de inadimplentes, serão beneficiados.
Júnior Mano se encontra com Cid Gomes
O deputado Júnior Mano e o senador Cid Gomes se reuniram para alinhar estratégias. O foco é intensificar a pré-campanha e confirmar Mano como nome ao Senado. Até agora, Elmano é o único da chapa governista com candidatura confirmada à reeleição. O debate sobre a sucessão será em 2026, segundo o governador, mas as conversas internas já começaram.
Felipe Mota defende palanque único na federação PP-União Brasil
Filiado ao União Brasil, o deputado Felipe Mota reconhece o desafio de fazer oposição no Ceará. “Noventa por cento das lideranças estão no governo Elmano. Nossa aposta é um palanque único da federação PP-União. É a única forma de evitar a vitória no primeiro turno”, disse.
Amílcar Silveira e Ricardo Cavalcante em silêncio estratégico
O presidente da Faec, Amílcar Silveira, e o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, adotaram silêncio sobre o tarifaço. Conversam com o governador e setores do agro e da indústria. Avaliam os impactos. Por ora, o estrago não parece tão grande.
