Menu

Como Acilon Gonçalves fez do Eusébio a cidade mais rica e social do Ceará

O município do Eusébio é o mais rico do Ceará e a renda per capita ultrapassa R$ 4.600, patamar de cidades prósperas do Sul e Sudeste. O responsável por essa transformação é Acilon Gonçalves, médico, líder político, ex-prefeito do Eusébio por quatro mandatos e atualmente secretário de Educação. Seu grupo político promoveu essa mudança ao longo de 21 anos.

Acompanhei a palestra de meia hora de Acilon Gonçalves para cerca de 300 pessoas, durante o lançamento do programa Eusébio Mais Seguro, quando o município, ao lado de Pomerode, em Santa Catarina, passou a ser 100% monitorado por câmeras e identificação facial. Quem tiver mandado de prisão será preso. Qualquer briga ou confusão terá intervenção imediata da polícia.

Acilon Gonçalves foi ousado e inteligente. “Não fiz o Eusébio sozinho. Criei um grupo de trabalho envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais, preparei leis e formei uma equipe disciplinada que não abre mão da fiscalização”, explicou, citando um caso raro. “Transformei a Guarda Municipal em Polícia Municipal. Em Brasília, o Ministério da Justiça disse que, para armar a polícia municipal, seria preciso voltar atrás, refazer a Guarda Municipal. Fiz isso e lutei para legalizar a Polícia Municipal”, contou, sorrindo das dificuldades.

O Eusébio, além de ser o município mais rico, atraiu ricos e fez muita gente enriquecer. O metro quadrado da terra, em algumas áreas, custa mais caro que na Beira-Mar de Fortaleza. A moradia é diferenciada, com casas de alto luxo em condomínios fechados e sítios cinematográficos.

No Eusébio, o transporte coletivo é gratuito, as escolas públicas funcionam em tempo integral, os postos de saúde atendem e cadastram todos os moradores, há estacionamento nas avenidas, e o comércio é submetido a ordenamento, assim como as moradias. O modelo do Eusébio está sendo copiado por várias cidades do Brasil.

O destino de Jade Romero pode ser permanecer na vice-governadoria: “Se o União vier para a base, me filio”

A política sempre apresenta saídas para litígios partidários. Rejeitada pelo MDB, partido ao qual serve há 25 anos, a vice-governadora Jade Romero vem sendo assediada por vários partidos da base aliada de Elmano de Freitas.

Um convite chamou a atenção de Jade Romero e está sendo avaliado: a filiação ao União Brasil. “Se o União Brasil vier para a base aliada, me filio”, disse Jade, que foi convidada pela deputada Fernanda Pessoa.

O MDB quer ocupar uma vaga na chapa majoritária e não seria a de vice, mas a do Senado. O nome seria Eunício Oliveira. Também pleiteiam vaga o PSD, o PT, com José Guimarães, o União Brasil, com Moses Rodrigues, o Republicanos, com Chiquinho Feitosa, e o PP, com Zezinho Albuquerque.

Uma solução para Jade permanecer como vice passa por uma articulação simples: Moses abriria mão do projeto ao Senado e o União Brasil indicaria Jade para a vice, desde que o partido fechasse aliança com Elmano para a disputa de outubro.

A refinaria de Quixadá

Escrevi sobre uma declaração do ex-prefeito de Quixadá e atual assessor do Palácio do Planalto, Ilário Marques, que afirmou, no lançamento da pré-candidatura ao Senado do deputado José Guimarães, que a Transnordestina faria retornar o funcionamento da refinaria de biodiesel da Petrobras em Quixadá, fechada pela estatal. “A Transnordestina trará de volta a refinaria de biodiesel”, disse Ilário Marques.

A usina de biodiesel, ou refinaria, não apenas foi fechada em 2016, como colocada à venda, sem aparecer interessado.

O sepultamento da refinaria de biodiesel em Quixadá não tem volta, segundo informou a Petrobras. A empresa segue tentando transferir a sucata em que se tornou o empreendimento. Pior: o malsucedido projeto afundou a economia de Quixadá em várias áreas, e o atual prefeito tenta recuperar o município, que ficou para trás.

Aldigueri recebe Elmano na Alece, na segunda (2)

O governador Elmano de Freitas fará a leitura anual da prestação de contas do Estado referente a 2025 e apresentará metas para 2026. Será a sessão que marca a abertura do ano legislativo. O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, comandará a reabertura dos trabalhos.

Márcio Martins deixará a Regional II

O vereador Márcio Martins, do União Brasil, está deixando a Regional II, onde realizou um grande trabalho de moralização do uso dos espaços públicos, preservando áreas da orla. Será candidato a deputado estadual.

Márcio Martins convenceu milhares de feirantes, ambulantes e comerciantes da Beira-Mar de que um comércio organizado atrai moradores e turistas, ao contrário da bagunça generalizada e da disputa desordenada por espaços.

Elmano vistoria obra da Transnordestina

O governador Elmano de Freitas vistoria, nesta quinta-feira, 30, as obras dos trilhos da Transnordestina. Trata-se de um projeto complexo, que passa por cidades, rios e riachos. O governo brasileiro quer concluir a obra em 2026 ou, ao menos, entregá-la até as proximidades do Pecém e do Porto Seco de Quixeramobim.

Evandro vai fazer diferente

O prefeito Evandro Leitão está mapeando os pontos mais graves de alagamentos em Fortaleza. Nesses locais, serão feitas obras definitivas de drenagem, e não mais soluções paliativas. Está certo. A população quer solução.