Menu

Como a oposição planeja disputar a eleição de 2026 no Ceará

O ex-governador Ciro Gomes se tornou a bala de prata da direita e da extrema-direita no Ceará. O projeto passa por ele. “Se pegar corda ele topa”, disse um velho aliado de Ciro que já jogou a toalha para suas pretensões nacionais.

Ciro vai aguardar as pesquisas, os nomes da direita para a disputa de 2026 e, só depois, mandar para o lixo seu ideal por Brizola, sua admiração pela história de Lula e adotar a frase de Gonzaga Mota: “A política é dinâmica”.

A construção de uma candidatura majoritária das oposições para Ciro Gomes é um risco. Pode sair vitorioso e pode sofrer uma ampla rejeição e derrota humilhante que afetaria sua família, destruindo uma história importante. Pior: teria seu irmão, Cid Gomes, como adversário, protagonista da sua derrota.

Por enquanto, Ciro Gomes está no ataque contra Lula, Elmano e Camilo, em claro papel bolsonarista. Ciro terá que responder a qual legado quer pertencer.

A GRIPE

A gripe que está lotando hospitais poderia ser evitada se a população recebesse a vacina que está à disposição nos postos de saúde em todo o Ceará. De cada 10 internados, quatro são pacientes com forte gripe que atinge os pulmões. Os idosos são maioria. No Ceará, 40% da população está imunizada. Precisa avançar.

ELMANO DIZ QUE O PT “É O GRANDE ENCONTRO DAQUELES QUE COMBATEM A FOME”

O governador Elmano de Freitas produziu um poema em seu discurso para lideranças do PT no Sertão Central. A plenária tinha o objetivo de lançar a candidatura do deputado José Guimarães ao Senado Federal. Olhando para a plenária e caminhando no palco, definiu o seu partido: “O PT é o grande encontro daqueles que combatem a fome, a miséria, geram empregos, ajudam idosos e constroem o Brasil de todos”.

O discurso de Elmano exibiu um típico militante do Partido dos Trabalhadores, não o governador que lidera uma ampla aliança partidária. “No sistema presidencialista é necessário se aliar para governar, e o parlamento é feito de diferentes, começando com o discurso mais duro e procurando encontrar o projeto que atenda a todos”, arrematou.

LÍDER DE ELMANO DIZ QUE ELEITOR SÓ SE PREOCUPA COM ELEIÇÃO QUANDO CONHECE CANDIDATOS

O deputado Guilherme Sampaio, líder do governo Elmano na Alece, afirma que pesquisas ajudam o governo a consertar erros e o eleitor só pensará em eleição em 2026. Guilherme Sampaio foi o coordenador da campanha vitoriosa de Evandro Leitão, em Fortaleza. “O eleitor, na verdade, só vai se interessar pela eleição quando souber quem são os candidatos”.

JÚNIOR MANO ACELERA PRÉ-CAMPANHA AO SENADO AO LADO DE ALDIGUERI

O pré-candidato ao Senado, deputado Júnior Mano, fez investida ao lado do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, pelo sertão. Estiveram no Vale do Jaguaribe, na Ibiapaba e no Norte. Aldigueri está em pré-campanha para a Câmara Federal e a dobradinha deve acontecer em 20 municípios. Os deputados Júnior Mano e Romeu Aldigueri são filiados ao PSB.

OS 14 MUNICÍPIOS DO SERTÃO CENTRAL LANÇAM GUIMARÃES AO SENADO

O deputado José Guimarães, durante a plenária do PT do Sertão Central, foi lançado candidato ao Senado por 13 municípios da região. Em discurso, aceitou o desafio. “O Cid e o Camilo me pediram e deixei a candidatura ao Senado, agora o partido quer que eu dispute o Senado e aceitei o desafio”. A plenária do PT estava cercada de faixas defendendo a candidatura. A plenária teve a presença importante do governador Elmano de Freitas. “O Ceará deve muito ao Guimarães. A Transnordestina ele ajudou a viabilizar”, disse Elmano.

REGIONAL 2 PRECISA DE MELHORES RESULTADOS

A Secretaria Executiva Regional 2 cuida dos bairros onde moram os maiores contribuintes e os que mais cobram e formam opinião. Na Carlos Vasconcelos com Antônio Sales, o leitor Helano cobra iluminação pública há dois meses. Outro leitor Franciné cobra tapa buraco na Santos Dumont. Há mato e buracos a caminho do aeroporto. Tem buraco, segundo o Gerson, na Leonardo Mota e na Canuto de Aguiar.