Menu

Clássico Rei

À exceção do Rio e de São Paulo, os demais estados têm uma característica em comum no futebol. A maioria dos campeonatos são decididos em clássicos entre dois clubes apoiados por suas grandes torcidas. Na Bahia tem o Ba-vi; em Pernambuco Sport e Santa Cruz; no Pará Remo e Paissandu, e por aí vai. 

Aqui é o Clássico Rei. Ceará e Fortaleza jogaram sábado à tarde a primeira partida de duas que indicará o campeão estadual desse ano. O Ceará venceu por um a zero. Aliás, a superioridade alvinegra nos últimos dez jogos é motivo de gozação dos alvinegros.

Ligo para o jornalista Nodge Nogueira, companheiro do programa “Com a Bola Toda” da TVC, e ele me diz que há sete jogos o Fortaleza não consegue vencer o Ceará. A última vitória tricolor foi de dois a um em abril de 2023 pelo campeonato estadual. 

Cinco triunfos, quatro empates e uma derrota do Vovô. Esses resultados animam mais ainda a galera alvinegra, que já vinha motivada desde o ano passado, quando cumpriu seu papel de décimo segundo com o torcedor lotando o Estádio Castelão e levando o clube de volta para a série A.

Ninguém sabe exatamente o número de vitórias que um clube tem sobre o outro. Quem diz é o David Barbosa, que é craque no assunto e me enviou uma relação dos resultados dos clássicos reis e afirmou que de 1922 a 1928 tem seis jogos que não se sabe os resultados.

É preciso entender que o resultado de um jogo entre Ceará e Fortaleza independe do fato de um estar no momento melhor que o outro. Vão buscar forças dentro de si mesmo e, com uma enorme alegria, se reencontram com a bela história escrita por seus torcedores.

E passa de geração em geração. Bisavô, avós, pais, mães, crianças. Conheço famílias que, mal o filho nasce, decora o quarto com as cores do clube. Fraldas, mamadeiras, berço e brinquedos. Uma coisa é uma mamadeira… Outra é uma mamadeira com o escudo do clube.

A energia que emana desses milhares de torcedores é que sustenta a temperatura de um Ceará versus Fortaleza. Próximo sábado é o dia da grande decisão.  Não tem favorito. A cidade em festa vai se vestir de preto, vermelho, azul e branco.