Menu

Ciro Gomes volta ao PSDB e se reencontra com a direita; filiação acontece hoje (22)

Não se pode negar que Ciro Gomes teve visão ao escolher o PSDB como seu oitavo partido político. Ciro está voltando para o universo da direita — campo ideológico que cresceu a partir do bolsonarismo.

O papel ideológico do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é complexo e passou por significativas transformações desde a sua fundação, em 1988, até a atualidade. Originalmente concebido como um partido de centro-esquerda, o PSDB se moveu ao longo dos anos para o centro e a centro-direita, vivendo hoje uma crise de identidade.

O PSDB foi criado por dissidentes do PMDB que buscavam uma sigla com identidade ideológica mais clara. Inspirado pela social-democracia europeia, seu programa inicial defendia um Estado forte, com políticas sociais e de distribuição de renda, dentro de um sistema capitalista. No entanto, diferentemente dos partidos social-democratas europeus, nunca teve vínculos fortes com movimentos trabalhistas.

Nos últimos anos, com a ascensão de uma nova direita mais radical — o bolsonarismo — o PSDB perdeu espaço e eleitores, especialmente entre os mais conservadores. Isso aprofundou a sua crise de identidade e o afastou do protagonismo nacional.

Ciro Gomes retorna, portanto, ao campo político que já frequentou no passado ao lado de Tasso Jereissati. Aliás, Jereissati permaneceu no PSDB, mantendo-se na linha da direita moderada. Ciro, que já foi comparado a Leonel Brizola — político que ele sempre declarou admirar —, agora se reposiciona em outro espectro ideológico.

Ozires Pontes quer deixar o PSDB

O presidente estadual do PSDB e prefeito de Massapê, Ozires Pontes, quer se desligar do comando do partido. “Não tem como dirigir Massapê e o PSDB”, tem repetido. Leal a Tasso Jereissati, pretende devolver o comando ao senador, que poderá entregá-lo a Ciro Gomes ou a um aliado próximo. Luiz Pontes também não aceita mais ocupar a função.

Romeu Aldigueri recebe apoio de Paulo Duarte em Limoeiro do Norte

O ex-deputado e ex-prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, visitou o gabinete do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, para confirmar apoio político à sua pré-candidatura a deputado federal. Delegado federal aposentado, Duarte afirmou acreditar que a força das facções criminosas será reduzida até o fim do ano, com prisões e condenações em curso.

Erro em eleição de Santa Quitéria, dizem candidatos

As candidatas a prefeita de Santa Quitéria, Lígia Protásio e Cândida Figueiredo, protocolaram ação na Justiça Eleitoral pedindo a cassação do registro do presidente da Câmara e atual prefeito interino, Joel Barroso, candidato à reeleição. O argumento é que ele é filho do ex-prefeito cassado Braguinha, o que representaria continuidade do mesmo grupo no poder, contrariando o espírito da eleição suplementar. “O pai é cassado, o filho vereador assume como prefeito e tenta se eleger. Tudo em família”, disse o deputado De Assis Diniz, criticando o posicionamento da Justiça Eleitoral.

Marcelo Paz explica críticas de Girão

“Não fui para a disputa eleitoral, e ele não gostou.” A frase é do presidente da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, explicando as declarações recentes do senador Eduardo Girão contra sua gestão. Segundo Paz, a amizade entre os dois permanece, mas o fato de ter recusado disputar mandato teria irritado o senador. Um grupo de torcedores tenta mediar o entendimento.

Eudes Bringel fora da disputa de 2026

O vereador e secretário-chefe de Gabinete do prefeito Evandro Leitão, Eudes Bringel, afirmou que “não existe, no momento, qualquer desejo de debater a eleição de 2026” e que não será candidato a deputado estadual.

As Torres PIX

A dupla de humoristas Barão e Bolachinha foi genial ao apelidar os prédios de alto luxo de Fortaleza de “Torres PIX”. Eles ironizam a origem das fortunas usadas para comprar apartamentos em prédios de 50 andares, caros e gigantescos, que brotam pela cidade.

Lia de Freitas recebe Medalha Herbert de Souza

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (22), às 19h, sessão solene para a entrega da Medalha Herbert de Souza à primeira-dama do Estado, Lia de Freitas.

A homenagem ocorrerá no Plenário 13 de Maio. Instituída em 2002, a medalha é concedida a personalidades e instituições que se destacam na promoção da cidadania e no combate à fome e à miséria.

Lia de Freitas será agraciada por sua atuação à frente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, iniciativa estratégica do Governo do Estado que atua na superação da fome e na promoção da inclusão social.