Menu

Ciro e Tasso tiram proveito da campanha antecipada de 2026, mas não sabem como enfrentar Camilo Santana

Ciro Gomes está na disputa política desde quando ainda vestia a camisa da Arena, partido de ultradireita que deu sustentação política à Ditadura Militar, mesmo tendo um perfil mais ao centro ou à centro-esquerda. Ocupou cargos públicos relevantes. Foi deputado, prefeito, governador, ministro e tem quatro disputas presidenciais no currículo. É um político profissional.

Tasso Jereissati tem um histórico diferente. Nasceu no MDB, que lutou contra a Ditadura, foi três vezes governador do Ceará e duas vezes senador da República. Tasso carrega a mágoa de não ter sido ministro da Economia. É outro político profissional. Tasso é respeitado por sua postura irretocável no uso do dinheiro público.

Ciro e Tasso estão aproveitando a pré-campanha antecipada para tocar fogo no jogo eleitoral, articulando movimentos de lançamento de candidaturas. Certa vez, ao ser derrotado para o Senado, Tasso disse que “iria cuidar dos netos”. Em manobra posterior, foi para a disputa e venceu, se tornando mais uma vez senador. Ele é uma surpresa.

A união de Ciro e Tasso com a extrema direita é provável? Sim. Na eleição municipal, fizeram crescer a candidatura de André Fernandes. A capacidade do líder político do Ceará, Camilo Santana, é a dor de cabeça de Ciro e Tasso. Eles não sabem a tática de Camilo e suas manobras para inviabilizar alianças de oposição.

Outra adversidade é o crescimento e a consolidação do governador Elmano de Freitas nas pesquisas, bem como o prestígio conquistado junto às lideranças políticas no sertão. Uma frase de Cid Gomes, repetida pelo ministro Camilo, é muito forte: “cabe à oposição apresentar candidato”. Por enquanto, a oposição está batendo cabeça. Isso desgasta qualquer projeto.

Golpista

A presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho, disse não ser golpista. Ela participou do plano para derrubar o presidente da CBF e, recentemente, rasgou o estatuto da Federação Paraibana, ao tornar vitalícias as reeleições para a entidade, antes proibidas. “Não sou golpista”, declarou. Não se pode esconder as relações de amizade entre sua família e a família Sarney. Também não se pode deixar de reconhecer a capacidade de articulação de Michelle Ramalho.

Nos Estados Unidos, com dinheiro público

Nos bastidores, existe um forte sintoma no qual vereadores e deputados estão nos Estados Unidos, curtindo a Copa do Mundo de Clubes e passeando, tudo com dinheiro público. É preciso acabar com isso. Esse desgaste antigo e desnecessário, que vem desde os tempos do governo Sarney, precisa acabar. Essa prática inclui direita e esquerda.

Delegacia de Polícia Civil em Itaitinga

O governador Elmano de Freitas será recebido pelo prefeito de Itaitinga, Marquinhos Tavares, nesta segunda-feira (23), às 9h, para a inauguração da nova Delegacia de Polícia Civil do município, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. Com investimento de R\$ 2.829.986,25 do Governo do Ceará, a unidade é a sétima entregue desde 2023, de um pacote de 12 planejadas no Programa Ceará Contra o Crime.

Vendedor de carne de Granja

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, aproveitou o prestígio junto ao município de Viçosa do Ceará e lançou, no festival da cachaça, a carne de carneiro de Granja. Apresentou o produto em vários formatos: salgada, como carne-de-sol, natural e ao vinho. Foi um sucesso. Na sua caminhada à Câmara Federal, o deputado Romeu Aldigueri conquistou o apoio de seis grandes prefeitos.

Em Quixadá

Numa imagem de muita emoção, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, após muitos argumentos, conseguiu convencer o irmão, Amílcar Silveira, presidente da Faec, a gravar vídeo em frente ao hospital do município que está em construção. A unidade de saúde vai receber o nome do Dr. Everardo Silveira, pai do prefeito e do líder do Agronegócio do Ceará.

Chagas Vieira: “Bolsonaro está inelegível e Tarcísio é mal avaliado, segundo DataFolha”

O chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, se posicionou sobre a movimentação das oposições que se juntaram ao bolsonarismo no Ceará. “O Bolsonaro está inelegível. O Tarcísio Freitas está muito mal avaliado, segundo o DataFolha. Os filhos e esposa do Bolsonaro nunca administraram uma bodega e os do seu entorno não fazem nada aqui no Ceará”, pontuou. Chagas Vieira cumpre sua missão e palavra, como informou ao assumir a Casa Civil: “vamos esclarecer tudo, mostrar a verdade. O cearense vai saber da verdade”.