O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e o seu vice, o empresário e político Edmilson Júnior, promoveram um grande evento em apoio à pré-candidatura do deputado José Guimarães ao Senado Federal. Durante o encontro, o vice-prefeito foi direto ao ponto ao criticar o modelo de desenvolvimento adotado no Estado.
“Levaram nossa água para Fortaleza. Todos os projetos são para a Grande Fortaleza. O sertão não ficou com nada”, declarou Edmilson Júnior, defendendo uma revisão urgente da política de desenvolvimento do Ceará, com prioridade real para o Interior.
O pronunciamento foi aplaudido e apoiado por cerca de 1.500 pessoas, entre moradores de Quixeramobim e de outros 13 municípios do Sertão Central, além de prefeitos, vereadores e lideranças regionais. “Nosso candidato ao Senado, José Guimarães, é um homem de posição firme, inteligente, que sabe o que queremos: desenvolvimento”, concluiu.
A pauta econômica, crítica e polêmica, surpreendeu pelo tom e pela objetividade. As lideranças do Sertão Central cobram empresas e infraestrutura. “Recebemos o hospital regional depois de Sobral, Fortaleza e Juazeiro. Conquistamos o Porto Seco porque fomos atrás. Estamos esperando a Embrapa para colocar tecnologia na produção de leite”, citaram como exemplos da desigualdade histórica.
Com índices de aprovação que giram em torno de 90%, o prefeito Cirilo Pimenta foi além ao propor que os candidatos promovam reuniões regionais com prefeitos para a construção de um plano de desenvolvimento econômico. “É preciso definir o perfil econômico de cada região. Municípios do litoral arrecadam mais com IPTU e impostos, impulsionados pelo turismo”, exemplificou.
Guimarães concorda com a pauta econômica para o Interior
Pré-candidato ao Senado Federal, o deputado José Guimarães, líder do Governo Lula na Câmara Federal, é visto como uma espécie de superministro, pelo poder político, acesso aos diversos setores do Governo Federal e prestígio nacional.
Guimarães ouviu atentamente as queixas e propostas de prefeitos, deputados estaduais, vereadores e representantes do comércio e da indústria. Em resposta, reforçou sua ligação histórica com o Sertão Central. “Sou filho da comunidade do Encantado, aqui em Quixeramobim. Vi de perto a falta de apoio. Fui estudar em Fortaleza, não havia estrada para escoar a produção, não havia saúde, educação nem incentivo à produção. Hoje temos Transnordestina, Porto Seco, hospital regional, adutoras, curso de Medicina e boas escolas. Por que não planejar o desenvolvimento econômico? É justo”, afirmou, assumindo a pauta regional.
Luizinho do Inharé anuncia R$ 8 milhões para Senador Pompeu
O líder político Luizinho do Inharé organizou a comemoração pelos 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senador Pompeu, o mais antigo do Ceará e um dos mais tradicionais do Brasil. A entidade nasceu após a seca de 1932, período marcado pelos chamados campos de concentração, onde agricultores eram confinados e levados à morte pela fome.
“Hoje temos água e ninguém morre de fome”, destacou Luizinho, ao anunciar investimentos da ordem de R$ 8 milhões, com entrega de máquinas agrícolas, recursos para o fomento da produção e outros benefícios. No evento, Guimarães foi lançado ao Senado e declarou: “Acabamos com a sede e a fome. Agora precisamos melhorar a produção no campo”.
Ilário Marques anuncia reativação da refinaria de biodiesel de Quixadá
O assessor da Secretaria da Presidência da República, ex-deputado e ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, anunciou a reativação da usina de biodiesel da Petrobras em Quixadá, durante a apresentação da pauta econômica do Sertão Central no evento de apoio à candidatura de José Guimarães.
“A Transnordestina será utilizada para o transporte de caroço de algodão e outros insumos destinados à produção de óleo”, afirmou, apontando a retomada da refinaria como mais um eixo estratégico para o desenvolvimento regional.
