Menu

Cid tem obrigação de falar a verdade e tem feito isso

Na política, tem uma regra: pior que falar e responder, é ficar em silêncio, calado e bombardeado. A defesa feita pelo senador Cid Gomes oferece muitas reflexões.

Responsável pela filiação do deputado Júnior Mano ao PSB e por seu lançamento como pré-candidato ao Senado Federal, o senador Cid Gomes assumiu o papel de líder político. Juntou um vídeo que envolve a ex-prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, e sua filha, em negociata com verbas públicas e exibiu farta documentação de liberação de verbas por parte do deputado Júnior Mano com as devidas realizações e provocou: “quero ver se alguém aparece para dizer que o Júnior Mano pediu comissão.”.

Cid, furioso, ataca os que surgiram contra o deputado Júnior Mano a partir da sua pré-candidatura ao Senado. “Execraram, julgaram, condenaram e cadê a prova? Cadê o respeito a um deputado que tem família, amigos, aliados, apoiadores e um mandato de deputado federal?” indagou, indignado.

Cid, agora, aguarda resposta. Ele quer mostrar a todos que a sujeira está embaixo do tapete de alguém e não é o dele. Política é assim mesmo. É feita para corajosos.

André Fernandes falou com Ciro na sala de Tasso por telefone

Na reunião das oposições no gabinete do ex-senador Tasso Jereissati, a figura mais importante do projeto das oposições, o deputado André Fernandes, recebeu uma ligação do seu pai, o deputado pastor Alcides, pré-candidato ao Senado pelo PL. André Fernandes atendeu e conversou por alguns instantes com Ciro Gomes. O telefonema animou a reunião. Não será fácil Bolsonaro aceitar a aliança com Tasso e Ciro, mas o projeto das oposições caminha.

O alerta

O ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas têm alertado aliados sobre o risco da antecipação da pré-campanha. Fernando Henrique era o favorito a prefeito de São Paulo e o fizeram sentar na cadeira de prefeito um ano antes da eleição. O ato foi determinante para sua derrota. Jânio Quadros venceu e ocupou a cadeira de prefeito de São Paulo. Uma falha, uma derrota.

Torcida pela crise

A avaliação do governador é correta. A pré-campanha antecipada é um fator negativo. Expõe pessoas, desgasta e provoca uma falta de fôlego político a todos os lados. O ambiente de crise, na visão de muitos prefeitos e deputados, valoriza o cacife eleitoral de todos com a consequente valorização do voto. Será?

Diplomas de papel foram extintos pelo MEC dirigido por Camilo Santana

Desde o dia 1º de julho, a emissão de diplomas de graduação acontece exclusivamente por meio digital. A partir de agora, diplomas emitidos em papel não têm mais validade. De acordo com o MEC, a mudança deve agilizar e aumentar a segurança nos processos de emissão e validação dos diplomas. Os documentos terão validade jurídica por meio de assinatura com certificação digital e carimbo de tempo. Os selos asseguram a identidade eletrônica dos documentos, assim como autentifica a veracidade do momento em que o diploma foi criado ou editado, com uma assinatura digital. A nova regra vale para instituições de educação superior públicas federais e privadas vinculadas ao Sistema Federal de Ensino. A pasta também informou que o novo método pretende evitar fraudes e diminuir custos de logística e impressão. A obrigatoriedade do formato digital também facilita o transporte e o armazenamento do documento. Os certificados e diplomas físicos em papel emitidos antes da regra entrar em vigor permanecem válidos.

Cerca de 600 mil pessoas já passaram pela ExpoCrato

O contador registrou mais de 600 mil pessoas na ExpoCrato. Cada pessoa que entrar na área de show passa pelo sistema. A previsão, até domingo, é de um milhão e 200 mil pessoas. Na quarta-feira, o presidente da Alece, Romeu Aldigueri, foi o principal convidado, acompanhado dos parlamentares De Assis Diniz e Guilherme Landim.

Lula no Ceará

O presidente Lula visita, nesta sexta-feira (18), a obra da Transnordestina no município de Milhã, no Cariri. A Transnordestina é a maior obra de infraestrutura no país e deve ser inaugurada em 2026 ligando o Piauí ao Porto do Pecém. Lula falou à nação nesta quinta-feira (17), respondendo ao governo americano que taxou em 50% produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.