O ministro Camilo Santana lidera mais de 180 prefeitos, deputados, vereadores, lideranças políticas e comunitárias. Recebe a todos, em Brasília e em Fortaleza, com o mesmo sorriso, escuta, orienta e, principalmente, atende às solicitações.
O silêncio do atual líder do ciclo da política cearense é estratégia, mas também parte de seu comportamento: respeitar opiniões, pensamentos e o estilo de cada aliado. Não há pressão, tampouco desrespeito aos acordos. Camilo é um “Cid Gomes apurado”, sem os arroubos do maior aliado, a quem é grato e trata como irmão.
A provável candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Ceará não causa preocupação ao ministro Camilo Santana. Pelo contrário, Camilo parece até estimular, ao deixar o chefe da Casa Civil rivalizar, chamando Ciro para o ringue político. “Não temos o direito de escolher os adversários, respeitamos”, tem declarado. Bem ao seu jeito, Camilo Santana ressalta que não aceita ataques pessoais: “Defendo uma oposição responsável, séria, que critique e apresente sugestões com qualidade e não cheia de ódio”, repete em todos os momentos.
Ao declarar que não quer ver Ciro Gomes candidato ao governo, o senador Cid Gomes, gênio político, enxerga a possibilidade real de derrota e o fim da carreira de um homem que considera preparado para missões nacionais. Cid sabe que a derrota de Ciro pode impactar toda a família. Para ele, há quem esteja bajulando e mentindo ao afirmar que Ciro venceria fácil no Ceará. É um grande risco. “Peço e rogo a Deus para que ele não seja candidato no âmbito local, será um contra o outro”, resumiu Cid.
O Batman Rueda
O presidente da Federação Progressista, que reúne PP e União Brasil — partidos que juntos somam Fundo Partidário de R$ 1,5 bilhão —, Antônio Rueda, vestiu-se de Batman na festa Fantasy, em Fortaleza. A intenção era se livrar do assédio de lideranças da oposição. No camarote do deputado Moses Rodrigues, Rueda encontrou o presidente da Alece, Romeu Aldigueri, e o chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. Não tirou a máscara um só minuto, não foi fotografado e dançou à vontade. A oposição conseguiu apenas um rápido papo com o presidente. Rueda foi bem de Batman.
O efeito Bolsonaro
Não se pode ignorar a guinada do grupo liderado por Ciro Gomes, que tenta se aproximar da direita e até da extrema direita, abandonando a antiga posição de centro-esquerda. “Temos que nos reunir e unir para ganhar a eleição, e o Ciro é o único capaz de enfrentar o Elmano”, disse o deputado Felipe Mota, um dos 23 convidados para jantar na casa do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, encontro que contou com a presença de Cid Gomes e de bolsonaristas.
O avanço da pré-candidatura de Eduardo Girão
O senador Eduardo Girão, que cumpre mandato em Brasília sem faltas no Senado, decidiu retornar ao Ceará neste período quente da pré-campanha. Girão será o candidato de Bolsonaro no Estado, com apoio do PL, que deverá estar sob comando do deputado André Fernandes.
O senador já lançou a chamada “Emenda do Milhão”, prometendo repassar todos os R$ 60 milhões em emendas para entidades e prefeituras. A iniciativa integra sua nova estratégia eleitoral. “Tenho boa relação com o André Fernandes”, declarou Girão, que também se dedica à CPMI do INSS.
Polarização deixa prefeito de Sobral fora da premiação das escolas
O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, não compareceu à premiação da Escola Nota 10 de 2024. Ele assumiu o cargo apenas em 2025. A política, cheia de polarizações, tem prejudicado o município. Após as eleições, políticas públicas bem-sucedidas deveriam permanecer.
Euforia do ministro Camilo Santana
Na entrega do Prêmio Escola Nota 10, o ministro da Educação, Camilo Santana, estava eufórico e emocionado. Todos os municípios cearenses tiveram escolas premiadas, evidenciando a força do projeto implantado no Estado.
“A evasão está sendo vencida. O presidente Lula está trazendo as crianças, adolescentes e jovens para as escolas”, disse Camilo, após receber agradecimento do governador Elmano, que garantiu: “Teremos escola de tempo integral em todo o Ceará”.
Elmano abre conferência do clima defendendo a Caatinga
A terceira edição da Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icid 2025) acontece, pela primeira vez, no Ceará, até sexta-feira, 19. O encontro reúne cerca de dois mil participantes de mais de 80 países e serve de preparação para a COP30, em novembro, em Belém do Pará.
À frente das honras de abertura, o governador Elmano de Freitas destacou a importância da iniciativa como contribuição para a humanidade. Elmano defenderá recursos para o Bioma Caatinga na COP30, representando os governadores do Semiárido.
Deputado Aldigueri: “os 45 deputados usam a tribuna toda semana”
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, promoveu a maior alteração da história do Regimento Interno ao garantir espaço semanal a todos os 45 deputados. Muitos, no entanto, cedem o tempo a colegas, o que não está previsto no regimento. Democrata, Aldigueri considera natural a articulação política no plenário. Para ele, o correto seria reduzir o tempo de sessão quando o parlamentar está ausente.
