Menu

Cid Gomes estará na eleição de 2026

O senador Cid Gomes estará na campanha eleitoral de 2026. A garantia foi dada pelo chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, em postagem no seu Instagram.

“Tava conversando há pouco com o amigo/senador Cid e comentei notícias hoje de que ele teria declarado aposentadoria este ano. Ele sorriu e disse: de mim não ouviram nada disso, uma declaração sequer. Ou seja: não acredite em tudo que você lê. Cid ainda contribuirá muito com o Ceará”, escreveu Chagas.

O princípio da dúvida gera especulação, interrogações e incertezas. O texto escrito pelo chefe da Casa Civil é um documento, uma forte fonte de leitura do cenário político, por se tratar de um gestor com prestígio político e administrativo.

Cid Gomes tem dito que seguirá na política não com mandato, mas ajudando o PSB a eleger 12 deputados estaduais, cinco federais e um senador, além de reeleger Elmano de Freitas.

Mais uma vez escrevo sobre o tempo nublado e o céu de brigadeiro. Aguardar os desdobramentos é a melhor estratégia. Os lances do xadrez político ajudam a entender caminhos, mas não mostram os obstáculos.

Ivo Gomes, derrotado na sua sucessão, busca culpados

O ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, foi um excelente gestor durante oito anos de mandato. Com apoio do Governo Federal e, principalmente, do Governo do Estado, executou todos os grandes projetos.

Sua derrota foi provocada pelo estilo grosseiro, agressivo e pouco cortês com pobres e ricos, marcado por um linguajar chulo. Ivo não enxergou, pelo espelho, que estava sentado na cadeira de prefeito por força do voto popular e da liderança do irmão, Cid Gomes. Ivo, um genial executivo, não ouvia. Não queria ouvir. A frágil saúde ao longo do mandato levou muitos a compreenderem seu comportamento ríspido.

A derrota não foi para Oscar Rodrigues, foi para ele mesmo. Ivo não precisava de adversário; ele próprio contribuiu, com seu mau humor, para perder popularidade. A ex-governadora Izolda Cela, com prestígio, estilo agradável e competência, não conseguiu convencer o eleitorado a seguir o projeto.

A eleição de 2026 vai mostrar muitos caminhos e opções. É bom que seja assim. O olhar do eleitor, sua decisão livre, colocará o Ceará nas mãos corretas. Ivo será um ator político no município que governou, numa disputa de desfecho incerto, mas, certamente, Cid Gomes tentará preservar os laços familiares.

Ciro, o centro do debate familiar

Ciro Gomes é inteligente. Não acredita nos puxa-sacos que o rodeiam na etapa que vive no Ceará, ao se propor a ir para o embate com o governador Elmano de Freitas, que buscará a reeleição.

Ciro Gomes, que já foi traído várias vezes como candidato à Presidência da República e até em campanhas no Ceará, sabe que não é fácil derrotar um governo. Ele lembra bem que foi o último colocado na sua terra natal na última eleição presidencial. O prefeito era Ivo Gomes.

Não se pode esconder que Ciro tem inteligência e capacidade de juntar lideranças, principalmente da direita, que estão em busca de um líder no Ceará. Mas Ciro, experiente, sabe que precisa de garantias. O tempo dirá se terá ou não.

“Sou prisioneiro de guerra dos Estados Unidos”, diz Nicolás Maduro; Trump o acusa de “narcoterrorismo”

Escrevi aqui, neste espaço, sobre o tempo. O tempo vai esclarecendo fatos, transformando o nublado em imagem mais clara.

O presidente Trump sinalizou claramente que pode ser parceiro da presidente em exercício da Venezuela, a chavista Delcy Rodríguez. O americano acredita ter feito sua parte: destituir um presidente ilegítimo do poder e, mais grave, alguém acusado de apoiar o narcotráfico ou o narcoterrorismo.

Os europeus já deixaram claro que consideram a invasão americana à Venezuela um ato fora da lei e do direito internacional. Cerca de 20 países da Europa condenaram a ação de Trump.

Empresários que atuam como líderes de empresas multinacionais precisam de mais segurança jurídica para voltar a investir na exploração de petróleo e em outras atividades. O tempo vai mostrar como será a conclusão da tática de Trump e sua relação com a nova dirigente da Venezuela. Por enquanto, Trump diz ter prendido um narcotraficante terrorista, e Maduro afirma ser prisioneiro de guerra e inocente. Ninguém acredita.

Obama entra no caso Venezuela e ironiza: “vivemos todos os dias um Halloween”

A decisão do ex-presidente Obama de criticar prisões de presidentes de países não alinhados aos Estados Unidos antecipou o clima eleitoral para a disputa por vagas de deputado federal e senador. No primeiro discurso, Obama afirmou que é necessário retirar Trump do poder “no voto”, acusando-o de destruir a imagem do país no mundo e a economia americana ao brincar diariamente de “Halloween”, fazendo o mundo viver horrores.

Evandro inicia roteiro em busca de financiamentos fora do Brasil

O prefeito Evandro Leitão e o secretário de Governo, Júnior Castro, estão na Europa em busca de financiamentos para obras de mobilidade, além de investimentos nas áreas de Saúde e Educação. A viagem foi planejada ao longo do primeiro ano de governo.

O primeiro ano foi dedicado ao pagamento de dívidas com bancos nacionais e estrangeiros e à quitação de fornecedores, sem comprometer o andamento da gestão. A meta foi alcançada.

Ao iniciar a primeira de duas idas à Europa e a outros países, abre-se um novo ciclo: a busca por financiamentos para obras estruturantes de mobilidade e por recursos a fundo perdido nas áreas da Saúde e da Educação, prioridades definidas por Evandro Leitão.

Gabriela Aguiar tocando a Prefeitura

A vice-prefeita Gabriela Aguiar assumiu a Prefeitura no dia 1º de janeiro durante a viagem do prefeito Evandro Leitão em busca de recursos. A gestão segue tranquila. Ordenou pagamento de salários, vistoriou obras, despachou no gabinete com a equipe responsável pelo pré-carnaval. Afinada com Evandro, Gabriela é a primeira vice a assumir a Prefeitura em anos.