A política no Interior poderia subir de nível, mas não acontece. Os próprios personagens patrocinam um festival de ódio, de vísceras expostas. Sobral já poderia estar em outro patamar, mas segue o mesmo formato de Juazeiro do Norte, Canindé, Iguatu, Crateús, Icapuí, São Gonçalo e Caucaia: cidades com poder econômico e baixo nível político.
O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, milionário oriundo do Fies e de outras receitas, tem mérito por ter trabalhado muito para alcançar êxito, como outros gestores de faculdades particulares, a exemplo da FIC, Fanor, Nassau e até da Unifor. Ele pode executar um projeto ao seu estilo em Sobral. Afinal, foi eleito de forma livre pela população.
Pelo plano traçado por Oscar Rodrigues, Sobral terá uma Estátua da Liberdade com 94 metros de altura, instalada dentro de um rio, com acesso por barco, iluminação e restaurantes ao redor. É possível? Sim. O prefeito afirma que o dinheiro está garantido e que, pelo contrato, a estátua pode ser erguida em um ou dois anos. “Esses caras fizeram umas coisinhas e eu vou colocá-los no chinelo”, declarou Oscar, chamando Cid Gomes para o enfrentamento. “Se entrar o Cid, sou candidato à reeleição”, disse o prefeito, mesmo tendo afirmado anteriormente que não disputaria novo mandato.
Oscar Rodrigues anda incomodado com as declarações de Cid Gomes. Em todas as entrevistas, Cid pergunta o que o prefeito fez em 11 meses de gestão. Vamos aguardar os próximos capítulos.
O dia de glória de Ricardo Cavalcante e Amílcar Silveira
É importante para a sociedade ver de perto o resultado de homens que trabalham para produzir, construir e entregar resultados. Ricardo Cavalcante e Amílcar Silveira estão escrevendo uma nova história para a economia do Ceará.
Os dois se somam. Um produz, o outro transforma. Indústria e agronegócio no Ceará se irmanaram. Os negócios cresceram acima da média brasileira, gerando riqueza e empregos.
O almoço de confraternização na Fiec, com a presença do governador Elmano de Freitas, foi o momento da entrega de resultados e da clara prestação de contas da parceria entre o público e o privado.
Ricardo Cavalcante entra para a história do Ceará como o gestor da Casa da Indústria que impulsionou a energia renovável, o hidrogênio verde e a indústria de transformação. Amílcar Silveira deu vida a perímetros irrigados abandonados, ampliou o plantio em terras improdutivas e implantou tecnologia no meio rural, como o uso de drones de precisão, que aplicam defensivos apenas nos pontos contaminados, sem prejudicar a saúde dos trabalhadores.
Roberto Pessoa e Átila juntos em 2026 e 2028
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e o prefeito de Maranguape, Átila Câmara, conversaram longamente sobre política regional durante o almoço oferecido pela FIEC ao governador Elmano de Freitas.
“Eu amo Maranguape”, disse Roberto Pessoa a Átila Câmara, sinalizando entendimento político para as eleições de 2026 e 2028. Átila e Roberto são grandes lideranças.
Polo Automotivo
Os carros da GM fabricados no Polo Automotivo de Horizonte começam a chegar ao mercado brasileiro em janeiro. “Estão na fase de acabamento”, disse o prefeito Nezinho, que acompanha de perto a produção.
Cid Marconi vai para o STJ
O desembargador federal da 5ª Região, o cearense Cid Marconi, está cotado para assumir, em 2026, uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça, tornando-se ministro da Corte. Cid Marconi é um dos maiores juristas do Brasil nas áreas de direito administrativo e cível.
Diocese de Baturité
O arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório, comanda atualmente nove dioceses no Ceará. Nos próximos dias, anunciará a criação da décima diocese, que será instalada em Baturité. “O prefeito Herbelh Mota já anunciou a doação do terreno e estamos providenciando o projeto de estruturação”, informou Walter Cavalcante, assessor do Governo do Estado para assuntos religiosos.
Jorge Parente e Fernando Cirino em grande forma
Foi bom ter ido à sede da FIEC. Encontrei grandes empresários. Os ex-presidentes da Fiec, Jorge Parente — que mora entre Fortaleza e os Estados Unidos — e Fernando Cirino seguem em plena atividade. Cirino permanece na indústria e hoje investe pesado na construção civil, especialmente no Eusébio, considerado um dos melhores municípios do Ceará em qualidade de vida.
