O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, publicou nas redes sociais mais um vídeo do quadro “É mentira”. Na série, ele responde a conteúdos que considera falsos, classificando-os como “mentirosos”.
Duas respostas chamaram a atenção. A primeira rebate o vídeo do deputado Alcides (PL), que aparece tomando água de coco e afirma que “até a água de coco é controlada pelas facções”. Chagas desmentiu a fala e acusou o deputado de prejudicar o turismo cearense com o objetivo de provocar demissões em massa em um dos setores que mais geram empregos no Estado.
Outro episódio abordado foi um vídeo de um integrante do MBL, grupo de extrema direita, que atacou a campanha de promoção turística do Ceará. No quadro “É mentira”, Chagas classificou o vídeo como “ação de ódio”.
Olhando diretamente para a câmera, o secretário afirmou que a onda de violência promovida por facções ocorre em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina — todos governados pela direita —, e convocou a população à união: “É hora de combater o crime, não de destruir o turismo, a economia e as forças de segurança”.
Sobral terá apenas a cor azul na bandeira
A Câmara de Sobral aprovou, no dia 13 de outubro, por 15 votos a favor e dois contrários, a mudança nas cores da bandeira e do brasão do município. Saem o amarelo, o vermelho e o branco; entra o azul — cor que agora predominará também nos prédios públicos.
A proposta, apresentada pela vereadora Micheline Ibiapina (União Brasil), esposa do secretário de Governo Zezão Ibiapina, atende ao desejo do prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil). Durante a campanha, ele prometeu alterar símbolos que, segundo ele, não refletiam seu pensamento como gestor. Dos 18 vereadores, apenas dois votaram contra e um se absteve. A ampla aprovação mostra alinhamento com o atual governo. Reclamar agora é inútil.
Gabriel Rochinha lidera missão do Ceará na China
O chefe de Gabinete do governador Elmano de Freitas, Gabriel Rochinha, homem de confiança dos secretários Nélson Martins e Chagas Vieira, lidera a missão cearense na China. A viagem é promovida pela Fiec, que convidou jornalistas e presidentes de sindicatos. O objetivo é aproximar o Ceará do país que mais cresce no mundo — já considerado o maior parceiro comercial do Brasil e também do Estado.
Chefe da Casa Militar comanda celebração dos 99 anos da instituição
O coronel Alex Ferreira, chefe da Casa Militar do Governo do Ceará, consolidou a confiança do governador Elmano de Freitas e de sua família. Ele é responsável pela segurança e apoio pessoal do chefe do Executivo e presta o mesmo serviço a todos os ex-governadores vivos, conforme prevê a lei e consta no Portal da Transparência.
O coronel também coordena a segurança do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, e do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto. A atuação discreta e eficiente lhe rendeu respeito dentro e fora do governo.
André Figueiredo vive seu pior momento no comando do PDT
O presidente nacional do PDT, André Figueiredo, conhecido por sua habilidade e paciência, atravessa o pior momento à frente do partido. A crise é alimentada pela insatisfação interna: o PDT apoia os governos Lula e Elmano, mas seus quatro deputados estaduais fazem oposição dura ao governador e ao presidente da Alece, Evandro Leitão.
Ciro Gomes, principal liderança da sigla, declarou estar “infeliz” e afirmou que o partido “se vendeu”. Disse ainda que pretende deixar o PDT. Diante da rebelião, André Figueiredo preferiu o silêncio e aguarda a saída dos descontentes, evitando o confronto.
Santa Quitéria tem candidaturas registradas, mas pendência no TRE
A juíza da 54ª Zona Eleitoral, Rosa Cristina Ribeiro Paiva, confirmou o registro das três candidaturas a prefeito de Santa Quitéria. O último a ter o nome homologado foi o vereador Joel Barroso (PSB), atual presidente da Câmara e prefeito interino, filho do gestor cassado João Barroso.
A candidata Cândida Figueiredo (União Brasil) recorreu à Justiça Eleitoral pedindo a impugnação de Joel por parentesco com o ex-prefeito. O caso será analisado pelo TRE. Estão oficialmente na disputa Cândida Figueiredo (União), Joel Barroso (PSB) e Lígia Protásio (PT).
André Fernandes será cidadão de Caucaia
A Câmara Municipal de Caucaia aprovou o título de cidadania para o deputado federal André Fernandes. O parlamentar agradeceu a homenagem e vai definir a data para receber o título.
Felipe Mota: “Acabaram com o produtor de coco”
O deputado Felipe Mota (União Brasil), ligado ao agronegócio, alertou na Alece para a crise enfrentada pelos produtores de coco. Segundo ele, as empresas estão pagando apenas R$ 0,12 por unidade, enquanto o custo de produção é de cerca de R$ 1,20.
Cada coqueiro consome, em média, 150 litros de água por dia, além dos custos de irrigação, defensivos agrícolas e mão de obra. “Com esse preço, não há quem sobreviva”, lamentou o parlamentar.
De Assis prega coerência
O deputado estadual De Assis Diniz (PT) questionou por que o partido não poderia ter candidato ao Senado. Segundo ele, a legenda lançará o nome de José Guimarães e a decisão é tanto da direção estadual quanto nacional. “O PT terá Guimarães no Senado. Essa é uma decisão do partido e do nosso projeto político”, afirmou.
