Menu

Chagas Vieira alerta sociedade sobre o perigo do “político de internet”

O deputado Pastor Alcides (PL) apareceu nas redes sociais em vídeo com um coco verde nas mãos e afirmou: “Até o coco vendido na Avenida Beira-Mar é controlado pelas facções.” O deputado Carmelo Neto, em outro vídeo, disse que o que aconteceu no Rio de Janeiro “terá consequências no Ceará”. Já o deputado André Fernandes declarou que “vai premiar com muito dinheiro de suas emendas policiais que matarem o maior número de membros de facção”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, iniciou uma campanha contra o “político de internet”, que se elege mentindo e espalhando fake news nas redes sociais, “enganando” a população.

“Queria ver a valentia desses ‘políticos de internet’ no real enfrentamento à violência. Só vivem de teatros montados para enganar as pessoas. Só papo furado. Gritam muito, mentem muito e não fazem nada. Não entendo como ainda tem gente que cai nesse golpe”, declarou o chefe da Casa Civil.

Chagas Vieira tem feito o contraponto às fake news, divulgando imagens, fotos e depoimentos que mostram a verdade em cada vídeo colocado nas redes sociais. Nos últimos meses, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, e o líder do Governo, deputado Guilherme Sampaio, também têm combatido vídeos que consideram mentirosos e graves.

Fagner recebe Ciro

O pré-candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes, que mora entre São Paulo e Fortaleza, anunciou que irá ao show de Fagner neste sábado, em São Paulo. Os dois são amigos há 40 anos — apresentados por Tasso Jereissati. O cantor já declarou que não faz mais campanha política; a última foi a de Tasso. Ciro também é amigo do senador.

Os três

Na movimentação da pré-campanha para o Senado, Júnior Mano e José Guimarães são os únicos que estão percorrendo o Ceará. Para a Câmara Federal, o deputado estadual Romeu Aldigueri tem feito articulações transparentes em torno de sua pré-candidatura a deputado federal.

Prefeitos pendurados

São muitos os prefeitos que ainda serão julgados pelo TRE e que foram cassados por juízes eleitorais de suas comarcas. A morosidade do Tribunal preocupa. Cidades importantes, como Juazeiro do Norte e Iguatu, têm prefeitos governando por força de liminar. Quem fiscaliza essas gestões? E outra dúvida: se o TRE cassou o prefeito eleito de Choró Limão, por que ainda não foi marcada nova eleição?

Deputado Simão Pedro leva Escola do Parlamento a 150 municípios

O reitor da Unipace (Universidade do Parlamento Cearense), deputado Simão Pedro, tem dado aula de competência. Instalou a Escola do Parlamento em 144 municípios e anunciou outras 16 unidades nos próximos dias. “A parceria da Unipace com as câmaras municipais chegará aos 184 municípios, contribuindo para a formação de pessoas, servidores e parlamentares, com apoio do presidente da Alece, Romeu Aldigueri”, declarou.

Rafael Branco deixará a Adece

O diretor da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Rafael Branco, suplente de deputado federal, pretende disputar novamente um mandato em 2026, representando a região do Cariri. Rafael é ligado ao Palácio da Abolição.

Vicente Aquino deixa a Anatel

O advogado Vicente Aquino construiu uma trajetória marcante como conselheiro da Anatel, atuando para que o Brasil recebesse os maiores data centers do mundo — com destaque para o Ceará. A implantação do 5G também tem seu DNA. Vicente trocou tudo para lutar pelo Vale do Curu, que sofre com a falta de representação política na Alece. Iniciará sua pré-candidatura a deputado estadual, alinhado ao governador Elmano e ao ministro Camilo Santana.

Evandro Leitão pede ao contribuinte que adira ao Refis

A Prefeitura de Fortaleza precisa reforçar o caixa para pagar bancos e fornecedores. A solução foi lançar um generoso Refis, com até 100% de desconto em juros e multas. O prefeito Evandro Leitão espera que a população procure a Secretaria de Finanças para regularizar dívidas e ajudar o município a entrar em 2026 sem déficit fiscal. Só em débitos já pagos, o município desembolsou R$ 3,1 bilhões.