Menu

Cenário de definições para a eleição de 2026

A declaração do ministro Camilo Santana, de que deixará o Ministério da Educação para cuidar da reeleição do governador Elmano, desencadeou novos desdobramentos no cenário político. Elmano terá seus principais aliados por perto.

Camilo, Cid, Evandro, Aldigueri, Domingos, Eunício, Zezinho, Robério, Antônio Martins, Moses, Mauro Filho, Juju da Aprece, Aloizio Brasil, Felipe Pinheiro, Janaína Farias, André Barretto, Yuri Paredão, Bismarck, Acilon Gonçalves, Sérgio Aguiar, Júnior Mano, Chiquinho Feitosa, Naiara Castro, Dilmara Amaral, Naumi, Marcelão, Luizianne e Guimarães são algumas das lideranças que seguirão com Elmano.

O impacto da candidatura à reeleição do presidente Lula é grande. Sua influência em 2022 impulsionou Elmano a uma vitória no primeiro turno. No jogo político, as apostas são altas para o grupo de Camilo Santana.

Ciro trabalha para construir grupo e promover disputa

Ciro Gomes já não aparece mais nas pesquisas nacionais como pré-candidato a presidente. Esse sinal deixa claro seu interesse em permanecer no Ceará e definir seu futuro político. Ciro articula uma aliança com o bolsonarismo de extrema direita e com o grupo de Wagner, pelo campo da direita. As tratativas dependem de Brasília.

Ciro conquistou o apoio de Tasso Jereissati, Roberto Cláudio, Prisco Bezerra, Roberto Filho, Gladson Bezerra, deputado Jaziel e Wagner, além de oito deputados estaduais de oposição.

Ciro precisa muito do tempo de rádio e TV do União Brasil e do PP. O PSDB tem míseros segundos a ofertar. Outra articulação é conseguir uma aliança com o PL. O partido de Bolsonaro ainda não definiu seu futuro no Ceará.

Ciro dará início a uma série de visitas ao Sertão para atrair opositores ao governo. A tarefa é difícil. Um grande desafio.

Eduardo Girão aposta nos bolsonaristas

A tática do senador Eduardo Girão ao lançar sua pré-candidatura ao Governo do Ceará é muito clara. Girão pretende ser o verdadeiro candidato da extrema direita e do bolsonarismo no Estado. Filiado ao partido Novo, o senador busca uma aliança com o PL e promete disputar espaço. “Eu sou a verdadeira direita e extrema direita”, declarou.

Girão tem sido fiel ao ex-presidente Bolsonaro e à sua família. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve no Ceará no lançamento da pré-candidatura e anunciou que Girão será o candidato de Bolsonaro ao governo.

Girão pretende entregar um hospital do câncer em Juazeiro do Norte, financiado totalmente com emendas parlamentares. Mesmo assim, ainda não conseguiu o apoio do prefeito Gledson Bezerra.

Aldigueri e a PM

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, recebeu um grupo de candidatos que participou do concurso para oficial da Polícia Militar. Conseguiu, junto ao governador, a prorrogação do prazo do concurso e o chamamento de mais de 130 candidatos. Seu gabinete ficou pequeno diante da emoção dos agora futuros oficiais.

Guimarães garante visita de Lula ao Ceará

O deputado José Guimarães, líder do Governo Federal na Câmara, garantiu a presença do presidente Lula no Ceará. “O presidente virá para entregar escolas de Tempo Integral, obras de oncologia, Malha D’Água, Minha Casa Minha Vida urbano e rural”, adiantou.

Júnior Mano será votado no Ipu para o Senado

A prefeita do Ipu, Milena Damasceno, anunciou apoio à pré-candidatura de Júnior Mano ao Senado. O anúncio foi feito durante os festejos de São Sebastião. “Agradeço à prefeita Milena e aos amigos do Ipu. Continuo à disposição para colaborar com a melhora da qualidade de vida desse povo”, declarou.

Nezinho Farias compra mais terras para o Polo Automotivo

O Sítio dos Batistas, com área superior a 50 hectares, foi adquirido pela Prefeitura de Horizonte, com recursos do Governo do Estado. A área servirá para receber novas montadoras de veículos. Os primeiros carros da GM chegam ao mercado em fevereiro. A Sanauto, tradicional revendedora, será responsável pelas vendas.

Átila no Abolição

O prefeito Átila Câmara anunciou, no Palácio da Abolição, a implantação das primeiras empresas no novo Distrito Industrial de Maranguape. “É uma realidade”, afirmou.

Caucaia sem Carnaval

O prefeito Naumi Amorim anunciou que não haverá Carnaval público em Caucaia. Ele segue a decisão da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, que também decidiu não bancar o Carnaval no município.