Menu

Cegás agora tem uma presidenta

O Governo do Ceará anunciou ontem que a Companhia de Gás do Estado está sob nova direção. A presidência da empresa tem, agora, tom feminino. Francisca Maria Maia, “Cissa”, foi eleita para complementar o mandato que era exercido pelo engenheiro Hugo Figueirêdo. Por indicação do ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT), Figueiredo migrou para o comando do Complexo Industrial e Portário do Pecém.

Graduada em Ciências Sociais, com pós-graduações em Gestão de Trânsito e Transporte Urbanos e em Administração Geral de Recursos Humanos, Cissa Maia atuava como assessora da Presidência da Cegás – conhece a empresa de ponta-a-ponta, portanto. Mas vai mais além. Foi, também, gestora da Companhia de Transporte Metropolitano do Ceará. E se especializou em governança societária e corporativa e compliance.

Apoio

Sobre a ascenção de Cissa a presidenta da Cegás, o líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Acrísio Sena, assinou embaixo com a caligrafia do entusiasmo: “Ela reúne competência técnica e experiência. E tem compromisso com o projeto vitorioso de Elmano de Freitas para governar o Ceará nos próximos quatro anos”.

Cara nova

O regimento interno da Assembleia Legislativa ganhou novas feições. E vai começar 2023 atualizado, segundo projeto de resolução da Mesa Diretora aprovado ontem na Casa. Conjunto de normas que regem o funcionamento da instituição, o regimento passa a ter 400 artigos. Que sejam cumpridos, então.

Talagada

Viçosa do Ceará ostenta agora o título de Capital da Cachaça do Ceará. A dose final foi virada ontem pela Assembleia Legislativa. Quem tem motivos para brindar são os deputados Fernanda Pessoa (União) e Daniel Oliveira (MDB), autores do projeto, e João Jaime (Progressistas), Sérgio Aguiar (PDT) e Romeu Aldigueri (PDT), co-autores.

Bufunfa

Soma R$ 10,4 bilhões a previsão de receitas e despesas do Município de Fortaleza para 2023. Ontem, a Câmara Municipal bateu martelo sobre o valor do Orçamento para o ano que vem. O texto incluiu 465 emendas consensuais propostas por vereadores – cada parlamentar teve R$ 1,07 milhão para destinar a ações em diferentes segmentos.

Respiro

A deliberação de ontem na Câmara assegura fôlego para a nova gestão da Casa, que começa a atuar no próximo dia 1º, sob o comando de Gardel Rolim (PDT). Ainda líder do prefeito na Câmara, Gardel encerra a tarefa com êxito. Conseguiu concluir a tramitação do Orçamento e não deixou aresta nenhuma.

Aqui e acolá

Esta Coluna é publicada no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br) e no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br). Os textos também estão no site https://bit.ly/3q4AETZ. O jornalista Roberto Maciel participa, ainda, do podcast Papo de Cabeça, veiculado no YouTube (https://bit.ly/3cP1JHu) e nas plataformas Deezer e Spotify. O Papo de Cabeça é produzido em parceria com o jornalista Maurição Lima e aborda notícias, entrevistas e análises políticas.

Deixe um comentário