Menu

Camilo Santana: “Nosso candidato é o Elmano. O outro lado que procure um nome”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, reafirmou a candidatura à reeleição do governador Elmano de Freitas. “Nosso candidato é o Elmano. O outro lado procure um nome”, repetiu o ministro em tom firme, como tem feito nos últimos 12 meses.

Foram duas horas entre a saída do gabinete do governador e o palco onde assinou a liberação de 30 creches para o interior e três para Fortaleza, além de mais uma Escola de Tempo Integral.

Camilo é um ministro com resultados positivos para o Ceará. “São duzentas obras, mais de 120 creches, 58 escolas de tempo integral, hospitais universitários, faculdades, a expansão do IFCE e o ITA já quase pronto”, destacou o ministro ao lado de 30 prefeitos, deputados, pré-candidatos e lideranças de todo o Estado, em auditório lotado.

As candidaturas especuladas de Ciro, Wagner, RC ou de Eduardo Girão não abalam o humor político de Camilo Santana. “A sociedade avalia e decide. O discurso da violência é um fenômeno nacional e mundial e será superado. O caminho é a educação, é o projeto do PAC da segurança”, concluiu.

Vicente Aquino, o novo líder do Vale do Curu

A ascensão política de Vicente Aquino, conselheiro da Anatel há 10 anos e um dos mais bem-sucedidos advogados do Ceará, não estava em seus planos. Estimulado por companheiros, ele ocupou o espaço político vazio no Vale do Curu, que há anos não possuía uma liderança consolidada.

“Cadeira vazia, vem alguém e senta — e eu sentei. Começamos por Paraipaba e Paracuru, e hoje temos parcerias em todas as cidades do Vale do Curu”, explicou Vicente, ao confirmar sua pré-candidatura a deputado estadual — um passo que poderá levá-lo, em breve, à disputa por uma das maiores prefeituras da região.

Suricate, o suplente com notoriedade

O suplente de deputado Léo Suricate, atualmente no exercício do mandato em substituição ao deputado Renato Roseno, que está licenciado, conquistou, em pouco mais de um mês, o que poucos parlamentares com vários mandatos conseguiram: aprovou uma mudança na Constituição do Ceará. A PEC, de autoria do suplente, obriga a implantação de internet gratuita em todos os municípios cearenses — uma iniciativa de grande alcance social que projeta o nome de Léo Suricate no cenário político estadual.

Antônio Granja reclama do preço do leite

“Sou criador, tenho gado. O litro de leite é comprado por R$ 1,90 a R$ 2,10. É pouco”, reclamou o deputado Antônio Granja da tribuna da Alece. Parlamentar experiente e filho da região do Vale do Jaguaribe, Granja, que também é agropecuarista, explicou que manter fazenda no Ceará é um desafio. “Ganha-se em uma produção e perde-se em outra. O desafio é equilibrar tudo para gerar lucro”, afirmou. Antonio Granja é conhecido pela habilidade de negociação e pelo diálogo constante com o setor produtivo.

O contra-ataque do líder do Governo 

O líder do Governo, o habilidoso deputado Guilherme Sampaio, tem negociado projetos e emendas com a oposição — e os resultados têm sido positivos. No campo político, o parlamentar também tem endurecido o discurso contra as fake news.

“Não vamos aceitar que esse grupo de extrema direita tente destruir a imagem do Ceará lá fora mentindo, inventando fake news como a dos cocos que seriam vendidos por facções e atacando humoristas que apenas divulgam nosso humor”, afirmou.

Guilherme Sampaio elogiou a bancada estadual, que, segundo ele, “todos os dias combate as mentiras da oposição”. Para o líder, a sociedade já está mais consciente e não se deixa enganar pelas inverdades espalhadas nas redes.

Em Icapuí, MP manda acabar com farra de parentes na Prefeitura 

O Ministério Público recomendou que o prefeito de Icapuí, Kleiton Pereira — o “Grilo” — exonere sua esposa, Janice Pereira, do cargo de secretária de Administração e Finanças, além de outros parentes que ocuparam funções na Prefeitura. A recomendação também se estende aos secretários municipais, que deverão afastar seus familiares de cargos comissionados, pondo fim à prática de nepotismo no município.