Menu

Camilo Santana foi destaque na mídia do Brasil

O pronunciamento do ministro da Educação, Camilo Santana, em rede nacional de rádio e televisão, anunciando o início do ano letivo no ensino superior e no ensino médio no Brasil, obteve ampla repercussão no País. O ministro ressaltou com veemência a volta do diálogo com todos os setores e áreas, destacando a reaproximação com reitores e dirigentes de universidades e faculdades públicas e privadas, a reativação das entidades de pesquisa, como a Capes, órgão do governo que financia cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior, a implantação de mil institutos federais de Educação e a implantação de faculdades em mais de quatro mil municípios brasileiros.

Camilo também destacou o investimento na construção de 5 mil creches, três mil escolas de tempo integral, o programa Pé-de-Meia e a merenda escolar com menos produtos industrializados. Do ponto de vista político, o pronunciamento ganhou repercussão no Ceará. Lula entregou a Camilo a coordenação da sua campanha no Nordeste. No Ceará, Camilo atuará forte na reeleição de Elmano de Freitas.

Aldigueri intermedia negociação com entidades do serviço público pelo reajuste anual

O Palácio da Abolição será aberto para receber 40 entidades representativas das mais diversas categorias dos servidores públicos do Ceará. Será a primeira vez que todas as entidades participarão, não apenas o sindicato da classe. A articulação foi do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, da deputada Larissa Gaspar e do líder do governo, Guilherme Sampaio. O grande encontro para definir o reajuste do servidor será com o secretário de Articulação Política, Nelson Martins, às 15h desta terça-feira (10).

Ciro “doidão”

No Cariri, está viralizado o vídeo do médico e ex-deputado Giovane Sampaio, no qual ele trata Ciro Gomes como “Ciro doidão”, em resposta a Ciro Gomes, que trata Giovane Sampaio como “doidinho”. “Ei, ei, ei, Ciro doidão, tu não fez nada, não faz nada há anos.” Ciro retruca: “entregaram o hospital regional a um doidinho”.

Cid Gomes tem razão sobre Banco Central

O senador cearense Cid Gomes desconfia e denunciou a relação de promiscuidade do Banco Central com o Sistema Financeiro Nacional, onde estão bancos, Bolsa de Valores e corretoras que aplicam dinheiro. Cid disse que juros de 15% ao ano fazem o governo gastar mais de um trilhão de reais anualmente com juros, sustentando especuladores. A defesa ao Banco Central no caso Master, que roubou R$ 60 bilhões, é prova maior. O dono do banco, senhor Varcaro, comprou toda a corte de Brasília e surfa como bilionário sem trabalhar.

Lula subiu o tom e alerta a população sobre riscos das fake news e da IA

O presidente Lula deu início à primeira etapa do projeto de reeleição. A primeira estratégia ficou clara: fazer os líderes da sua base partidária despertarem e saírem da acomodação do debate de direita e esquerda e da polarização. A outra tática foi partir para o ataque, onde nada fica sem resposta. “Será uma guerra”, disse Lula, após ouvir a declaração de Bolsonaro, na qual afirmou que este seria o último momento de Lula, que iria se aposentar. Lula devolveu afirmando que, na política, só tem porta de entrada, não existe aposentadoria. “É preconceito contra idoso”.

Júnior Mano: “Criei mais energia após conversa com Cid Gomes”

O deputado Júnior Mano se esquivava da imprensa, evitando falar sobre candidatura ao Senado, fazendo pré-campanha quase silenciosa. Nos últimos dias, tem falado abertamente após reunião com o senador Cid Gomes. “Resolvi falar para acabar com as mentiras de que não serei candidato. Minha pré-campanha segue dialogando com prefeitos, lideranças, ajudando o Ceará”, declarou.

Guimarães planeja 10 encontros regionais na sua pré-campanha

O deputado José Guimarães vai voltar a viajar pelo Ceará durante e após o carnaval. Serão 10 novos encontros regionais e um carnaval viajando pelo Cariri, Sertão Central e litoral. Líder do governo Lula na Câmara Federal, o deputado Guimarães é pré-candidato ao Senado Federal e, na festa dos 46 anos do PT, foi estimulado por Lula a seguir seu projeto de se tornar senador.

Lia volta de recesso

A deputada Lia Gomes retornou de um pequeno recesso, no qual pôde rever suas bases e familiares. Respondeu a ataques da oposição sobre a distribuição de equipamentos para combater o feminicídio. A deputada Lia Gomes vai para a disputa em 2026 como candidata à reeleição ou na chapa majoritária. Está no páreo.