O chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, é o mais próximo assessor do ministro Camilo Santana. Chagas se deixou fotografar lendo o livro “A Arte da Prudência”, um best-seller escrito por um dos maiores pensadores da religiosidade, o considerado discreto Baltasar Gracián, que viveu entre 1601-1658 e se tornou um importante pensador e escritor jesuíta. Lecionou teologia e humanidades e na política participou da Sublevação da Catalunha. Gracian e Santo Agostinho são considerados os grandes filósofos da igreja.
A palavra prudência se origina do latim “prudentia”, significando previsão e sagacidade. Trata-se da capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas. Não é utopia a ser aplicada no dia a dia, mas que precisa ser considerada pelos líderes políticos e seus projetos.
Ao considerar razoável deixar o debate da sucessão estadual para 2026, o maior líder político do Ceará, o ministro Camilo Santana, foi buscar na prudência a palavra certa para pensar melhor sobre atos e palavras. Chagas o orientou direitinho.
O governador Elmano de Freitas tem renovado seus discursos, sempre colocando a prudência, a humildade e o efeito de realizar para justificar estar governador, governando não só para aliados, e sim para o povo. “Não terei um rei na barriga”, tem repetido em discursos. Funcionou.
Elmano cresce na popularidade ao pregar a paciência no debate da sucessão estadual, posicionando-se na vontade de governar. Rechaça todas as perguntas sobre sua sucessão e joga para os interessados a discussão para o Senado, Câmara e Alece.
“Estou preocupado com Fortaleza”
Poucos sabem, mas o chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, tornou-se o consultor preferido do prefeito Evandro Leitão. Todos os planos são traçados juntos. Chagas Vieira foi o coordenador oculto da campanha de Evandro. Foi decisivo para a vitória. “Fortaleza de todos”, o bordão da campanha e slogan da gestão de Evandro, saiu da cabeça de Chagas Vieira.
A prudência de Ciro o levou à Alece e o retirou da pré-candidatura ao Abolição
Ao ir à Alece se reunir com a direita que taxou de “fascista, golpista, corrupta e liderada pelo ladrão Jair Bolsonaro”, faltou prudência a Ciro Gomes. Aliás, Ciro enxergou o erro e foi prudente ao sentir a atmosfera negativa. Decidiu não topar ser pré-candidato ao Governo do Ceará. Ele sabe que será derrotado. Ciro preferiu seguir voando entre São Paulo e Brasília, posicionando-se na política nacional. Entendeu o recado de Cid Gomes para ficar longe do Ceará.
Ciro apontou Roberto Cláudio para enfrentar Elmano
Ciro tem dito que “admira” Elmano de Freitas e nada tem contra ele, mas já foi cruel com seu governo, promoveu ataques que não conseguiu provar. A prudência atual de Ciro Gomes tirou a empolgação da direita que ocupou o gabinete do deputado pastor Alcides, que esperava ver Ciro sair candidato ao Governo do Ceará. Ciro, na verdade, quer ser o candidato da direita na sucessão presidencial. Ofereceu aos bolsonaristas o nome do ex-prefeito Roberto Cláudio, que seria o candidato da ultra-direita, da direita e do conservadorismo. O projeto não contaria com o PDT.
Aldigueri escuta com cuidado
O gabinete do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, está sempre lotado. A agenda inicia às sete da manhã e, muitas vezes, encerra meia-noite. Aldigueri deu ar real de poder ao legislativo cearense. Na sua gestão, a Alece é um verdadeiro poder, como é o executivo e o judiciário. Aldigueri tem ouvido toda a classe política, chefes de instituições públicas e privadas, além de líderes de classe. Com cuidado, vai formatando seus passos para decidir seu destino em 2026. A prudência o colocou no mesmo pensamento de Camilo e Elmano, ao afirmar que eleição de 2026 se discute em 2026.
Zé Guimarães em Moscou e na China
Parceiro do governador Elmano de Freitas, o líder do governo Lula, deputado José Guimarães, está indo à Moscou e à China na comitiva do presidente. “Vou lembrar ao presidente para não esquecer os projetos para o Ceará que o governo Elmano tem tratado em Brasília. Vou fustigar sem parar, sem parar!”, disse Guimarães após reunião do colégio de líderes em Brasília. Guimarães já está voando para Moscou e China.
Secretário Nacional do PT em Fortaleza
Henrique Fontana deixou de exercer mandato de deputado para cuidar da direção do PT no Brasil. Está em Fortaleza, onde seis correntes disputam a direção municipal e estadual. Terá muito trabalho.
Cid na CDL
O senador Cid Gomes vai à CDL tomar café com lojistas. A pauta é a taxa Selic nas alturas.
