A força política de Camilo Santana incomoda muita gente. A forma como ele atua no cenário político provoca adversários. O ministro da Educação está sempre de portas abertas para receber vereadores, prefeitos, deputados, o governador e lideranças da capital e do sertão. Um dado chama a atenção: o ministro Camilo Santana construiu sua liderança sem um atrito político. A oposição é ligada à direita ou ao grupo liderado por Ciro Gomes, que se afastou do petista ao optar por uma divisão interna. Camilo defendia a reeleição da então governadora Izolda Cela e o grupo de Ciro, Roberto Cláudio. O ex- -prefeito foi derrotado no primeiro turno na disputa pelo Paço Municipal. Camilo saiu daquela eleição consagrado como um grande líder político, que controla 174 municípios — dos 184 que formam o estado. A travessia política até outubro de 2026 ainda será demorada. Ciro sabe dos seus erros e tenta construir uma fórmula capaz de encarar a força política de Camilo Santana, que tem ao seu lado seu irmão, Cid Gomes, o governador Elmano de Freitas, Eunício Oliveira, Domingos Filho, Zezinho Albuquerque, Evandro Leitão, Romeu Aldigueri, Júnior Mano, Robério Monteiro e Acilon Gonçalves. Política se faz com apoios, aliados, partidos, lideranças e estrutura. É só olhar para os números e observar o desafio que Ciro tem pela frente. Se vencer essas dificuldades até outubro de 2026, terá chances.
De Assis Diniz não está participando das plenárias do PT: se sente discriminado na SDA
O deputado De Assis Diniz está ausente das plenárias do PED, onde são debatidas as sucessões no PT — nacional, estadual e municipal. Também são espaço de fortalecimento da pré-campanha do deputado José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara Federal, que pretende chegar ao Senado nas próximas eleições. De Assis Diniz não sobe no mesmo palco do secretário de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz. “Ele se sente maltratado pelo Moisés Braz”, disse um líder do PT que tenta a reaproximação entre os correligionários.
Tasso conversou com Amarílio Macêdo e Ciro Gomes sobre voltar às disputas eleitorais
Aos 76 anos, aposentado das disputas eleitorais, Tasso Jereissati tem sido procurado por aliados que querem tirá-lo do fundo da rede para um projeto político-eleitoral de alto risco. Tasso está sendo estimulado a ser o candidato das oposições ao Governo do Ceará em 2026, liderando coligação PSDB, PL e União Brasil. O ex-governador está sondando empresários. Conversou com Amarílio Macêdo e Ciro Gomes no feriado de Corpus Christi. Tem sido aconselhado a dialogar.
Deputado Romeu Aldigueri conquista a Ibiapaba na pré-campanha para federal
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, foi a grande atração política na abertura do Festival Viçosa Mel & Cachaça, iniciado no feriado e com programação até este domingo (22). “Estou no lugar onde se fazem as melhores e mais gostosas cachaças do mundo, prestigiando e participando da abertura do Festival Viçosa Mel & Cachaça. É uma verdadeira celebração da nossa cultura, sabores e tradições. Ao lado do prefeito Eurico Arruda (Viçosa do Ceará) e dos amigos prefeitos Alex Nunes (Tianguá), Decim Muniz (Ubajara) e Marcão (Ibiapina), fortalecemos ainda mais os laços pela valorização da nossa amada Ibiapaba e de tudo que ela tem de melhor”, declarou Aldigueri, agradecendo os apoios.
Aginaldo deixa segurança de Caucaia e vai acompanhar Carla Zambelli
Esperança no combate à violência em Caucaia, o bolsonarista coronel Aginaldo está deixando a Secretaria de Segurança do município. Vai acompanhar a esposa, a deputada Carla Zambelli, foragida do Brasil após condenação de 10 anos de prisão pelo STF. Deixará o sucessor. “Ele que vai indicar o nome. Foi nosso aliado na campanha”, disse o prefeito Naumi.
“Já somos uma força só”, diz Felipe Mota, porta-voz da oposição
O deputado Felipe Mota criou o Café da Oposição. Agora, articula a união das oposições ao PT e ao governador Elmano de Freitas. Sobre a adesão de Tasso e possíveis empresários, aloprou: “Já fomos uma força só. Temos avião, helicóptero e estrutura de palanque.” Mota associa recursos do PL, União Brasil e estrutura empresarial.
Júnior Mano lança vídeo semanal de pré-campanha
Semanalmente, os seguidores do deputado Júnior Mano passaram a receber um boletim eletrônico. São vídeos com a agenda do mandato. Elmano e Cid são frequentes nas imagens, que ainda contam com prefeitos, vereadores e encontros com multidões de apoiadores. Júnior Mano é pré-candidato ao Senado Federal.
Nova força jovem no Sertão Central: Manoela Pimenta é pré-candidata à Câmara Federal
O Sertão Central se prepara para receber uma nova e promissora liderança política: Manoela Pimenta. Jovem, atuante e com fortes raízes na região, Manoela é filha do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta — uma das maiores referências políticas do interior cearense — e esposa do ex-prefeito de Pedra Branca, Matheus Góis, que deixou sua marca com uma gestão moderna e de impacto.
Deputado Guimarães: “Sobral é de todos e todas”
O deputado José Guimarães (PT) realizou plenária do seu mandato em Sobral, na zona norte do Estado. Mais de mil lideranças e filiados participaram. “Estou colocando meu nome ao Senado. Quero representar Sobral e toda a região, que é exemplo na educação, na cultura e na produção”, declarou em discurso. Em entrevista, o deputado Guimarães explicou que os governos do PT injetaram investimentos no município e afirmou que “Sobral não tem dono. Sobral é de todos e todas.”
