O Supremo Tribunal Federal deve julgar, em no máximo dois meses, generais, coronéis e o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos crimes de tentativa de golpe, de assassinato do presidente Lula e outros crimes contra a nação. A contagem regressiva criou um ambiente de tensão em Brasília. Se os generais e Bolsonaro forem condenados, será a primeira vez que generais, oficiais e um ex-presidente ocuparão o pavilhão de uma penitenciária.
A possibilidade de o julgamento se tornar o maior fato político em 500 anos criou um cenário de crise. O Brasil vive seu momento político mais delicado desde a promulgação da Constituição de 1988. Tarifaço, julgamento do 8 de Janeiro, prisão domiciliar de Bolsonaro, ocupação das mesas do Senado e da Câmara Federal, Lula enfrentando os Estados Unidos — que têm punido ministros do STF e interferido na Justiça brasileira por conta de decisões relacionadas a empresas de internet — formam um quadro tenso.
São momentos difíceis, originados desde que a extrema direita chegou ao poder e, derrotada nas urnas, passou a contestar o resultado eleitoral. Em Brasília, já não se pode prever o dia de amanhã.
QUIXADÁ PODERÁ RECEBER FÁBRICA DE BATERIAS
O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, esteve reunido com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, para tratar da instalação de uma fábrica de baterias no município. Quixadá é rico em lítio, elemento químico metálico, leve e reativo, representado pelo símbolo Li e número atômico 3. Suas propriedades eletroquímicas o tornam amplamente utilizado em baterias para dispositivos eletrônicos, carros elétricos e também na indústria farmacêutica, no tratamento de transtornos bipolares.
VEREADOR LÉO COUTO REALIZA SONHO DA COMUNIDADE
Os moradores do bairro Barroso sonhavam com uma Areninha. Cumprindo promessa de campanha, a obra está em andamento e será inaugurada em breve. O presidente da Câmara Municipal, Léo Couto, agradeceu ao secretário André Barbosa pelo apoio na conquista.
QUIXELÔ E CAMOCIM
O Ceará tem apenas dois municípios 100% saneados: Quixelô e Camocim. Em Quixelô, o prefeito Adil Júnior mantém o processo de saneamento em dia. Em Camocim, o trabalho do deputado Sérgio Aguiar viabilizou a conquista. Ambos têm os melhores índices do Estado em redução de doenças virais.
GIRÃO AFINA DISCURSO COM BOLSONARO
O senador Eduardo Girão partiu para o ataque ao presidente do Senado Federal, exigindo a avaliação do pedido de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes. “Esse monstro precisa ser contido. Ele tirou todos os direitos de um senador da República de forma ilegal e ditatorial, onde o Marco do Val vem para o Senado de tornozeleira eletrônica, sem celular, sem dinheiro porque não pode movimentar a conta. Pior: nem a família pode encontrar”, disse, olhando para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
RAIMUNDO BEZERRA FILHO, TOCADOR DE OBRAS
Em Maracanaú, o prefeito Roberto Pessoa tem como homem de confiança e amigo o seu “tocador de obras”: Raimundo Bezerra Filho, ético e honesto, herdeiro político do pai, o ex-deputado e ex-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra.
