O presidente Jair Bolsonaro está calado, pensando. Ele foi surpreendido ao ser derrotado por Lula. O presidente sabia do risco. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, declarou que a vitória de Bolsonaro seria por menos de 1%. O percentual foi a favor de Lula. O chefe acabou derrotado. O legado de Bolsonaro é respeitável. Construiu um partido de direita, tem 58 milhões de votos, vai entregar um país com dinheiro no caixa, sem dívidas, com estatais obtendo lucros nunca registrados.
O maior orgulho dele é ter passado pela gestão federal sem casos de corrupção. O que prejudicou sua eleição foram erros de comportamento perante à opinião pública. Bolsonaro era o tipo do “contra”. Foi assim na pandemia, no caso da Amazônia. Mais além, enfrentou o maior líder popular da esquerda, em polarizada campanha.
Gardel Rolim não terá disputa na CMFOR
O vereador Gardel Rolim (PDT) será o novo presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza. Ele não terá adversário. O colega Léo Couto (PSB) não conseguiu apoio junto ao PT e ao governo estadual, para bater chapa. Gardel Rolim terá como vice o vereador Eudes Bringel (PSB), ligado ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.
Primeira reunião pós-eleição, com Elmano
A bancada federal cearense vai se reunir com o governador eleito Elmano de Freitas. Pauta: emendas de bancada. Elmano vai pedir que todos os recursos sejam destinados ao hospital regional metropolitano da Uece. São mais de R$ 200 milhões. Os novos deputados vão participar e devem repassar as emendas. O prazo para encerramento da apresentação de propostas termina no próximo dia 14.
PEC da transição
Têm início nesta segunda-feira, 7, os trabalhos da Comissão de Transição. Cerca de 50 aliados de Lula estão sendo nomeados. A prioridade é a PEC que vai garantir o futuro do Teto de Gastos. Lula quer mais de R$ 200 bilhões para cumprir promessas de campanha
O melhor prefeito do PT
O prefeito de Quixelô, Adil Júnior, é apontado como melhor prefeito do PT. Ético, ajudou o partido na eleição, com sua popularidade. Deu grande votação a Lula e Camilo.
