A vitória da candidatura Trump nos Estados Unidos criou um ambiente agitado a ser navegado pela direita brasileira. Nas redes sociais, os seguidores do ex-presidente colocam que o contexto é favorável à liberação pela justiça da candidatura bolsonarista. Materializada, essa decisão política ou jurídica, Lula, Bolsonaro, Pablo Marçal e Ronaldo Caiado podem se enfrentar na próxima eleição presidencial. O campo da esquerda tem três nomes: Lula, Camilo Santana e José Dirceu. Dirceu pode disputar com Lula a convenção do PT.
Em Brasília, a trama política para o cenário presidencial envolve governadores e prefeitos. A vibração da extrema-direita brasileira, impulsionada pelo resultado eleitoral positivo nos Estados Unidos, é um ingrediente para intensificar a polarização entre a extrema-direita e uma esquerda que pretende ser forte em 2026. O debate está na pauta política.
DE ASSIS DERRUBA TESE DAS QUENTINHAS
O deputado Sargento Reginauro (UB) denunciou, em debate sobre a eleição de Fortaleza, o fato ocorrido na campanha. Tentou transformar em grave denúncia para atingir o governador Elmano e o programa Ceará Sem Fome, que o chefe do executivo trata com muita atenção. Segundo o parlamentar, a chefe das cozinheiras do bairro Álvaro Weyne teria sido expulsa do programa Ceará Sem Fome por apoiar o candidato André Fernandes. O líder do PT, deputado De Assis Diniz, investigou o caso e leu parecer no Comitê Gestor do programa. Sua análise desqualificou a denúncia do sargento. A cozinha foi fechada após a eleição. Motivo: a chefe das cozinheiras entregava quentinhas com um adesivo de André Fernandes e a ainda usava adesivo do candidato no peito. A norma do Comitê proíbe esse tipo de ação, seja quem for o candidato. A eleição passou. Esse fato é relevante, porque o poder público agiu.
EVANDRO E SARTO SE FALAM PELA INTERNET
Sarto e Evandro Leitão não têm agenda para uma conversa pessoal. Tudo é tratado por meio do Instagram, nas redes sociais. Sarto já demonstrou que pretende fazer oposição ao lado de Ciro e Roberto Cláudio. O presidente nacional do PDT, André Figueiredo, já afirmou que o partido apoiará Evandro Leitão em Fortaleza. O presidente da sigla, o ex-senador Flávio Torres, está calado. Não gosta dessa confusão sem fim.
ANDRÉ FERNANDES JOGANDO BEM
O deputado licenciado André Fernandes está sendo inteligente e fazendo política com juízo. Na periferia, agradece a votação. Fernandes foi surpreendido com largos apoios no segundo turno em Fortaleza. Está construindo liderança própria. Nos bairros, chega sozinho, sem os apoiadores do segundo turno e com humildade. Ele é bom ator, youtuber e está aprendendo a fazer política.
À PARTE DE 12 MINUTOS
O suplente de deputado Pedro Lobo (PT), no exercício do mandato, pediu um à parte em discurso do líder do governo Romeu Aldigueri. Falou por 12 minutos. O pronunciamento tem tempo cronometrado pela Mesa Diretora, de 15 minutos. Aldigueri conversou com todo o secretariado, enquanto o deputado do Crato falava sobre o Brasil. O presidente da Mesa deu mais três minutos a Aldigueri, que abriu mão. Pedro Lobo virou o dono do discurso do líder do governo.
ELMANO E O UNICEF
O governador Elmano de Freitas não escondia sua euforia com os números do Unicef sobre resultados do Ceará na redução da mortalidade infantil e no cumprimento de metas com apoio das prefeituras. O Ceará é líder no País em combate à diarreia, desnutrição e, no âmbito da educação, em número de matrículas.
