Fonte da Coluna na área de seguros diz que existe uma regra que serve para todos os profissionais, as instituições e as empresas privadas do setor: “Com fogo não se brinca; antes de se pensar e dizer qualquer coisa sobre um incêndio, deve-se investigar”. O alerta tem muito a ver com o episódio em que uma embarcação virou carvão no litoral de Acaraú na semana passada. Divulgou-se que o caso teria sido resposta de uma facção aos donos do barco, usado na pesca de atum, que havia se recusado a pagar R$ 320,00 de “arrego” a uma facção, como se diz no jargão dos bandidos, para evitar problemas. Se não pagou, o fogo pegou – foi o que se propagou, inclusive na Imprensa. Ocorre que nada em termos de investigação foi concluído. Não se sabe, tecnicamente, o que motivou a destruição. Bombeiros ainda não publicaram um laudo; a Polícia Civil não anunciou resultado nenhum da apuração. Não foram chamadas testemunhas para falar. Nem a seguradora que eventualmente cobria o barco se pronunciou.
Eleita para desgastar
O incêndio no barco de pesca caiu no gosto da pré-campanha eleitoral. Coloca-se o fato no menu de acusações contra os serviços e os profissionais de segurança pública – até gente da área, como Julierme Sena, Wagner Sousa e Reginauro Souza, ataca o setor. Jornais e sites de cobertura nacional se rendem a uma versão que, até o momento, não tem (ainda) sustentação fática.
Esteja seguro para opinar
Sabe-se, ainda na seara dos ditos e das sabedorias populares, que “o seguro morreu de velho”. A frase cai bem, não há dúvidas. A palavra “seguro” talvez seja a chave do caso.
Macielbet
É provável que o apoio à impunidade cometido pela Câmara dos Deputados nos últimos dias respingue nas campanhas eleitorais nos estados do ano que vem. Se isso se concretizar, deve-se esperar que a fala lamuriosa mais comum será a de que “o sistema, perverso e vingativo, persegue patriotas”. Quer apostar?
Como o céu é do condor
E amanhã, domingo (14), movimentos populares e progressistas fazem ato na Praia de Iracema, no espigão da Avenida Rui Barbosa. A manifestação será em defesa da democracia e contra atos arbitrários tomados. Começa às 15h.
De tirar o fôlego
Referência obrigatória nas cenas da MPB, do Jazz, da Bossa Nova e do Blues, a cantora Rosa Marya Colin faz, amanhã, domingo (14), show em Fortaleza. É um presente de qualidade para a cidade neste fim de ano. A apresentação será no cineteatro São Luiz, na Praça do Ferreira (Centro), com a participação do gaitista carioca Jefferson Gonçalves. Começa às 18h.
Cheio de graça
O ex-prefeito José Sarto (PSDB) saiu da toca e foi visto na Ponte dos Ingleses, onde houve uma festa de música eletrônica, batendo pé para provar que a estrutura é firme. “Não caiu, Elmano”, disse ele, ironicamente, num vídeo que gravou e soltou nas redes sociais.
