O município de Baixio, localizado a cerca de 415 km de Fortaleza, destacou-se por não registrar crimes violentos como homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte em 2025, mantendo um histórico de tranquilidade que perdura há uma década. O último homicídio ocorrido na cidade foi registrado em outubro de 2010.
Outros municípios onde não foram registrados homicídios são: Abaiara, Antonina do Norte, Caririaçu, Granjeiro e Penaforte, na região do Cariri; além de Alcântaras, Deputado Irapuan Pinheiro, Ereré, Guaramiranga, Hidrolândia, Ipaumirim, Moraújo, Palhano e Umari. Os dados são da Polícia Forense.
Em Quixeramobim, foram registrados cinco homicídios, mas sem atuação de facções criminosas. “A cidade é pacata, tem um povo trabalhador”, diz o prefeito Cirilo Pimenta, que comemora a chegada do mês de fevereiro contabilizando seis meses sem homicídios.
Por que não são registradas mortes nesses 16 municípios do interior cearense? A resposta tem explicações simples: baixo consumo de bebida alcoólica, bom nível de escolaridade e emprego. Outro fator importante é que os programas sociais funcionam e são fiscalizados.
“O Sertão Central votará todo no Elmano”, diz Bismarck Bezerra
Bismarck Barros Bezerra, ex-prefeito de Piquet Carneiro por dois mandatos (gestão encerrada em 2024), liderança política do Sertão Central e atual integrante da Casa Civil do Estado, está percorrendo a região e conversando com a imprensa.
“Cirilo, Ricardo Silveira, Alan, Ivonete, Márcia, Marcílio Coelho, Webston e outros cinco estão fechados e votarão no Elmano”, declarou. Segundo ele, “não haverá surpresas”. “Elmano está entregando tudo o que foi combinado e prometido em campanha.”
Guimarães: “O fim da escala 6 x 1 será definido no plenário da Câmara Federal”
Pauta defendida pelo Governo Federal, o fim da escala 6 x 1 foi incluído na agenda da Câmara dos Deputados pelo presidente da Casa, Hugo Motta. “Essa pauta é de interesse direto do presidente Lula e do trabalhador brasileiro, que não aguenta mais folgar apenas um dia na semana, quando o patrão permite”, afirmou o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães. O debate promete confronto direto com a extrema direita.
O Crio e o oncologista Álvaro Andrade
O Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), localizado em Fortaleza, é referência no diagnóstico e tratamento do câncer. A instituição completou 50 anos em 2025 e responde por uma parcela expressiva dos atendimentos oncológicos no Nordeste. O Crio é dirigido pelo médico oncologista Álvaro Andrade, profissional de reconhecimento internacional e também médico humanitário com atuação na Santa Casa de Misericórdia.
Partido Cidadania apoiará Ciro Gomes
O presidente do Partido Cidadania no Ceará, Alexandre Pereira, esteve na sede do PSDB para anunciar apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes. “É um partido com o qual tenho afinidade, e agradeço esse momento”, disse Ciro. O ex-prefeito Roberto Cláudio participou do encontro. “É um apoio importante”, concluiu Ciro.
Camilo vai inaugurar creche em Assaré e Escola de Tempo Integral em Novo Oriente
O ministro da Educação, Camilo Santana, vai inaugurar no próximo dia 14 de março uma creche no município de Assaré e uma Escola de Tempo Integral em Novo Oriente. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio foi feito pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobayba.
Romeu Aldigueri resolve crise hídrica em Baixio, Ipaumirim e Umari
O deputado Romeu Aldigueri recebeu o presidente da Cagece, Neuri Freitas, acompanhado de técnicos da companhia, para tratar de uma pauta urgente sobre a situação hídrica dos municípios de Ipaumirim, Baixio e Umari.
“Essa é uma demanda justa e necessária, apresentada pelos prefeitos Wilson Alves, Sandro Rufino e Lúcio Barroso, que conhecem de perto as dificuldades enfrentadas pela população e têm lutado incansavelmente por soluções concretas para garantir água nas torneiras”, destacou.
Deputado Messias do MST: “Construir um hospital não é construir um galinheiro”
Durante o debate sobre a votação do projeto que destina áreas para ampliação dos hospitais regionais, a oposição se posicionou contra. “Primeiro, os hospitais deveriam funcionar 100%”, argumentou o deputado Sargento Reginauro.
Líder do PT, o deputado Messias Dias respondeu com uma frase bem sertaneja: “Construir um hospital não é como construir um galinheiro, que se faz em cinco dias”. O plenário reagiu com sorrisos.
Ciro aguarda decisão dos partidos sobre aliança no Ceará
Pré-candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes aguarda definição de alianças com o PL, o PP e o União Brasil. A composição garantiria maior tempo na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, fator considerado decisivo para a consolidação de sua candidatura.
