Menu

Ativos e passivos… Você sabe diferenciar um do outro?

Acredito que você já deve ter ouvido falar sobre ativos e passivos, certo? São expressões que comumente se utiliza na contabilidade. Mas qual seria o conceito se trouxermos para as finanças pessoais? Pense em ativos como um bem ou um direito que você possui. Pode ser um carro, uma casa, uma aplicação, enfim, algo que aumenta o seu patrimônio. Já os passivos são obrigações que tenho que arcar periodicamente como um boleto, uma prestação por exemplo.
Mas você sabia que existem ativos que geram passivos? Ou seja, ativos que na verdade diminuem nosso ativo.

Parece meio paradoxal né? Pois é. Alguns ativos na verdade são verdadeiras fontes de passivos. Imagine seu carro, por exemplo. Você adquire um automóvel por um bom preço e automaticamente pensa ser mais um bem para o seu patrimônio. Mas você já parou pra pensar que o carro vai se depreciar (perder o valor), haverá manutenção, abastecimentos, revisões, ufa!

Tudo que tira dinheiro do nosso bolso. Mas você não vai deixar de comprar seu carro por conta disso, né? Então, coloca no planejamento tá? Já existem ativos que trazem mais ativos. Esse sim tem poder de nos deixar mais “ricos.” São ativos que colocam dinheiro no nosso bolso. Uma casa que você possui e recebe renda mensal de aluguel, uma aplicação que gera rendimentos periódicos, uma ação de uma empresa que lhe paga dividendos recorrentes…

Todos esses ativos são geradores de mais ativos. Muito cuidado com os ativos geradores de passivo, pois eles podem nos colocar em uma enrascada financeira daquelas. Você já avaliou quanto vale seu carro em relação a sua renda mensal? Quanto mais caro for, maiores serão os gastos recorrentes para mantê-lo. Então, pense bem antes de gastar pensando ser um investimento. Um ano novo repleto de bons aprendizados. Bons investimentos e cuida bem das suas finanças.