O Ceará já conviveu com muitas oligarquias: Acioly, Távoras, Bezerra de Menezes, Alcântaras, Benevides, Jereissati. Nos municípios, as oligarquias se estendem por décadas.
No universo da política, existe um só caminho, o do poder, que faz surgirem oligarquias. Lula comanda uma oligarquia. Seu poder teve início nos anos 70, ao virar sindicalista e, em seguida, líder de várias categorias profissionais através da CUT, a poderosa Central Única dos Trabalhadores. Lula controla há 40 anos mais de 180 sindicatos de várias categorias profissionais públicas e privadas no Brasil. É presidente da República pela terceira vez. Não é pouca coisa. Sua família sobrevive da influência exercida pelo poder.
Qual a definição para oligarquia? São regimes políticos em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família. O termo surgiu com os barões de São Paulo e Minas Gerais, controlando por anos os governos e exercendo o poder em sua plenitude.
Ciro Gomes lidera uma oligarquia. Ele pode até não considerar isto e não gostar do termo. Sua reclamação de que Camilo Santana transformou o sobrenome Ferreira Gomes em coisa ruim, demonstra claramente que Ciro assume ser um oligarca. O mundo externo da política e o nosso, de jornalistas, não conhecem qualquer manifestação do atual ministro da Educação para destruir a imagem e a reputação da família Ferreira Gomes.
Camilo, que tem uma família inserida no serviço público, também pode ser tachado de oligarca em início de carreira. Poderoso politicamente, vindo de uma família tradicional no serviço público, Camilo tem um curto roteiro a cumprir para montar sua oligarquia. Isso é natural: são ciclos e não é crime.
As pessoas do povo aprovam e aplaudem as oligarquias. Gostam de ver as famílias exercendo influência. Com o prestígio, em segundos arrumam empregos, criam cargos, resolvem problemas graves, nos três poderes, de pessoas que contribuem e contribuíram com a sociedade. O importante é que não assaltem os cofres públicos. Geralmente as oligarquias têm bons cargos vitalícios, o que é muito importante para que elas continuem. Hoje, com a transparência e fiscalização, tudo ficou diferente, logo não se pode demonizar a palavra oligarquia nem o ato de exercê-la. A oligarquia acaba sendo um caminho natural de uma liderança e poder que se solidificam no ambiente político.
ELMANO APOIARÁ RAFAEL MARQUES EM PACATUBA
Elmano de Freitas, na sua campanha a governador, assumiu muitos compromissos públicos com lideranças pelo sertão e na Região Metropolitana de Fortaleza, e pretende honrá-los. Em Pacatuba, tem compromisso com a eleição de Rafael Marques. O secretário e ex-deputado Leonardo Araújo é o articulador. Rafael Marques está como prefeito interino de Pacatuba e esteve com o governador no Encontro do Plano Plurianual.
JADE E MARCELO PAZ REVERENCIADOS NO FORTAL
A vice-governadora Jade Romero e o marido, Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, foram destaques no Fortal. Aplaudidos, assediados para selfies e elogiadíssimos pelos artistas, o casal se divertiu bastante. Secretária da Mulher, Jade Romero lançou a campanha “Depois do Não, Tudo é Importunação”. O movimento não vale só para o Fortal, e sim para todas as festas.
LUIZ GASTÃO E SEU COMPROMISSO NO COMBATE À FOME
O deputado federal Luiz Gastão tem sido um combatente contra a fome no Ceará. Idealizador do Mesa Brasil, que distribui 700 mil refeições através da Fecomercio, onde exerceu a presidência, tem sido um dos principais agentes em todas as ações do governo do Ceará no programa Ceará Fome Zero.
EVANDRO LEITÃO CONVOCOU SESSÃO PARA 2 DE AGOSTO
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, marcou a sessão inaugural do reinício dos trabalhos do legislativo estadual para 2 de agosto, uma terça-feira. No semestre serão votados importantes projetos, como a passagem de ônibus grátis na Região Metropolitana de Fortaleza, empréstimos para investimentos e o primeiro orçamento do governo Elmano com as reivindicações da população no PPA Participativo.
GARDEL ROLIM HOMENAGEADO NO BAIRRO JARDIM AMÉRICA
O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Gardel Rolim, foi homenageado no XIV Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América 2023, uma festa tradicional do bairro que promove festejos típicos nordestinos. O bairro Jardim América é um dos mais tradicionais da Capital: moradia da intelectualidade e localizado nos arredores da Universidade Federal do Ceará.
SARTO CONSEGUIU O MUNDIAL DE BEACH TÊNIS PARA FORTALEZA
O Beach Tênis, esporte praticado em plataformas de areia de praia, é a nova onda mundial. Como Fortaleza ganhou projeção nacional por possuir o maior número de espaços para sua prática, Sarto conseguiu trazer o mundial para Fortaleza. Serão 20 quadras na Avenida Beira Mar. Fortaleza sediará também o mundial de Iron Man.
