Menu

Antirracismo de raiz

Crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas de 34 municípios cearenses receberão informações e conhecimentos contra o racismo. Pode-se ir mais adiante na definição, até: receberão formação moral, humana e ética contra uma das mais abjetas manifestações de intolerância e desrespeito que o ser humano pode ter. Num estado multirracial como o Ceará, não cabe migalha nenhuma da apartação de pessoas por cor e origem – além de ser crime, é um obstáculo ao desenvolvimento social e ao compartilhamento equilibrado de direitos e deveres do cidadão. A iniciativa antirracista envolve o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, entidade privada que existe há mais de 50 anos e voltada para a educação, e Governo do Ceará. Os municípios engajados são Acaraú, Aquiraz, Araripe, Baturité, Beberibe, Brejo Santo, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Horizonte, Icapuí, Iracema, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Mauriti, Missão Velha, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Pacujá, Poranga, Porteiras, Quiterianópolis, Quixadá, Salitre, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tamboril, Trairi e Tururu.

Teste de prestígio
O vereador Gardel Rolim (PDT), presidente da Câmara de Fortaleza, pôs para tramitar proposta na qual sugere à Prefeitura a instalação de um binário de trânsito no bairro Bonsucesso. Ele quer a nova estrutura nas ruas André Rebouças e Bias Mendes.

Teus sinais
O projeto é mera indicação. E há de ser um teste para a influência de Gardel na gestão de José Sarto (PDT). É que Fortaleza já tem perto de 40 binários – nos quais se rearrumam sinalização e sentidos de tráfego, entre outras referências. Se a ideia vingar, OK. Mas se não ganhar forma, bom sinal não há de ser.

Reconhecimento
O reitor Custódio Almeida, da UFC, recebeu nesta segunda-feira (20) o honroso título de Cidadão Cearense. Nascido em São Bernardo (MA), ele também já havia sido agraciado como Cidadão de Fortaleza.

Luz na passarela
Técnicos da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Ceará estão debruçados sobre calhamaço de documentos enviado pela Prefeitura de Maranguape. A papelada se refere a uma parceria público-privada na área de iluminação pública.

Cifras
Os inspetores do TCE querem saber, tintim por tintim, como se compõe o orçamento previsto para o negócio. A PPP da iluminação em Maranguape soma R$ 68,2 milhões. O rigor técnico do TCE está de olho em cada centavo.

Para educar
O deputado Guilherme Landim (PDT) assina projeto com o qual propõe que o Estado faça campanha de esclarecimento sobre as mazelas que podem causar os cigarros eletrônicos. A ação seria voltada para escolas do Ceará. Ou seja, o alvo é a educação mesmo.

Radical
Note-se que venda, importação e propaganda de todos os tipos de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil desde 2009. Ou seja, o rigor poderia também ser estendido ao ilegal – no entanto, próspero – mercado.

Poderes de Greyskull
O vereador “Germano He-Man” quer que a Prefeitura de Fortaleza isente da taxa de estacionamento – a “zona azul” – todos (sim, todos!) que pararem carros na Avenida Beira-Mar para fazer exercícios físicos. He-Man não cita nenhuma outra região da cidade a ser atendida com proposta idêntica.