O ato criminoso, em vídeo, do vereador bolsonarista inspetor Alberto, PL, ameaçando de morte o candidato Evandro Leitão, será mais uma condenação de muitas na ficha criminal do policial que é YouTuber e se elege com discurso defendendo a violência por meio de liberação de armas e matança de membros de facções. Saberemos a consequência no domingo.
Em Juazeiro do Norte, o vice-prefeito do município ajudou na derrota do candidato, Fernando Santana, esmurrando adversários nos restaurantes da cidade. Foi denunciado, e pior, o último que ameaçou o convidou para uma luta na praça matriz, em vídeo que viralizou e contribuiu para a derrota de Fernando Santana. Giovane não apareceu.
Em 1985, a equipe de marketing da campanha do deputado Paes de Andrade, que liderava as pesquisas com muita sobra, lançou um panfleto contra Maria Luiza que dizia: “Fortaleza precisa de um prefeito macho”. Foi decretada a derrota de Paes de Andrade por conta da violência contra uma mulher, mãe e professora. O panfleto, além de machista e autoritário, colocava em dúvida a sexualidade de Maria Luiza.
Violência não combina com eleição. Voltando à campanha em Fortaleza, está confirmado que o acirramento é tradicional na capital. São 10 eleições onde os prefeitos foram eleitos com pequena margem de vantagem. É o estilo do eleitor da capital, não adianta ser valentão, prevalece a vontade soberana do eleitor.
Tasso e Maria Luiza
O escritor e jornalista Newton Pedrosa era um contador de histórias. Ele contava que 1985 o poderoso deputado Paes de Andrade, MDB, foi candidato a prefeito, enfrentando como adversários principais Maria Luiza Fontenele, PT, e Lúcio Alcântara, PFL. Maria era a última colocada. Gonzaga Mota era o governador em fim de mandato e não queria a vitória de Paes de Andrade, apoiado pelo seu chefe político, Virgílio Távora. Gonzaga havia rompido e temia que Paes buscaria o Abolição se vitorioso. Lúcio Alcântara era chefiado por Adauto Bezerra. Pois bem! Maria Luiza provocou a rebelião política. O preço foi alto. Governou sem apoio de Tasso Jereissati, que assumiu o governo no mesmo período em que ela assumiu a prefeitura. Tasso massacrou Maria Luiza, não apoiou a gestão porque tinha em Ciro Gomes o nome para substituí-la na prefeitura da capital. A cidade de Fortaleza tem histórias.
Governo do Ceará lança Programa Bem Viver PM
Nesta sexta-feira (25), às 17h, em Fortaleza, o Governo do Ceará realiza mais uma entrega de viaturas para as Forças de Segurança do Estado, sendo 20 no total. Na oportunidade, também será lançado o Programa Bem Viver PM, que visa contribuir para o bem-estar, qualidade de vida e saúde física e mental dos policiais militares da reserva e/ou reforma, a partir de 60 anos. O governador Elmano estará presente e vai anunciar a reativação do hospital da Polícia Militar.
Eleição em Caucaia
Naumi Amorim e Catanho se enfrentam em Caucaia no segundo turno. Perguntado sobre quem seria o prefeito preferido, o governador Elmano foi extremamente habilidoso ao responder que ambos são da base aliada. A resposta foi dada durante entrevista na TV Opinião nesta quinta-feira (24). A entrevista na íntegra está na TV Opinião no YouTube.
Campanha chegando ao fim
Esta sexta-feira, 25, marca o encerramento da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Até domingo, a briga será nas redes sociais. Em todo o Brasil não se pode anunciar quem vence as eleições em 19 capitais com folga.
O exército nas ruas
Atendendo a pedidos dos partidos, o exército estará nas ruas após o TRE acatar o pedido. Exército nas ruas de Fortaleza e Caucaia envergonha nossa população que se tornou violenta sem necessidade. O voto consagra a vontade do cidadão para definir o destino da sua cidade, não trocar sucos, chutes, desqualificar pessoas publicamente.
