Os milhões de brasileiros que protestaram nas ruas do País são de centro, centro-esquerda e esquerda. Eles juntaram pautas que incomodam a maioria da sociedade para ir às praças em 22 capitais. Alguns itens graves levaram o público, políticos e grandes nomes da música popular a participarem dos protestos.
A pauta que levou o povo e artistas aos protestos contém a PEC da blindagem, onde deputados e senadores só poderiam ser julgados pelo plenário da Câmara e do Senado, a anistia a condenados por tentativa de golpe de Estado, traição à Nação no caso do tarifaço, destruição da Justiça e estímulo à violência.
O que a rua quer? A rejeição da PEC da blindagem, a retirada da PEC da anistia, a votação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a votação da PEC da Segurança. A maior luta é baixar a taxa de juros do Banco Central, que está em 15%. “Como pode o País ter a menor taxa de desemprego da história, o maior PIB, sair do mapa da fome, ter a democracia fortalecida e viver com um juro irreal?”, atacou o presidente da Alece, Romeu Aldigueri.
No mesmo palanque estava o chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. “Não vamos aceitar a impunidade, a irresponsabilidade e não somos terreiro de ninguém”, colocou Chagas, numa crítica direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo filho, deputado Eduardo Bolsonaro, atua nos Estados Unidos contra o Brasil e foi apontado como responsável pelo tarifaço.
Aldigueri avalia mensagem ao Congresso Nacional
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, avalia a possibilidade de apresentar proposta de repúdio ao Congresso Nacional, contra as propostas de blindagem a deputados e senadores e a anistia aos condenados por tentativa de golpe e, ainda, exigindo a votação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e da PEC da Segurança Pública.
O café esfriou
O deputado Felipe Mota tomava café numa padaria com deputados da oposição e Roberto Cláudio, no domingo, para preparar a postura das oposições. De repente, o secretário-chefe do governador, Gabriel Rochinha, entra com a família. Ninguém mais falou nada. O café esfriou.
Televisões e rádios à venda
No mercado da comunicação, a onda de falências envolvendo televisões é realidade e levou a Abratel, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, a fazer campanha pela valorização da TV aberta, que completa 75 anos. No Ceará não é diferente. A internet tirou fatia importante de recursos dos veículos tradicionais de comunicação.
Vaquejada de Itapebussu receberá maior público da história
A vaqueirama estará no final de semana em Itapebussu, no município de Maranguape, onde acontece a maior vaquejada do Ceará. São os melhores animais e os maiores vaqueiros participando da competição. O governador Elmano de Freitas foi convidado como filho da região. O prefeito Átila promete grandes surpresas.
Prefeito Aníbal Filho: “eu moro em Granja e todo prefeito deveria morar onde administra”
Eleito melhor prefeito do Ceará em 2025, o prefeito de Granja, Aníbal Filho, mostrou a receita do sucesso de sua gestão: morar no município, ser honesto com as pessoas e não enganar. Aníbal só deixa sua cidade quando vai em busca de recursos em agenda confirmada. Resultado: tem 27 escolas nota 10, o 20º IDH, hospital com UTIs, elevou em 200% o PIB com turismo, eventos, comércio e está instalando uma indústria de calçados. “Quero ficar no coração do povo como prefeito sincero e apaixonado por Granja”, disse.
Evandro agradece médicos
Cerca de 526 pessoas foram submetidas a cirurgias na campanha do “Dia C da Cirurgia”, realizada no sábado (20). Foi emocionante o depoimento do prefeito Evandro Leitão ao agradecer aos profissionais de saúde. Tinha gente que aguardava há oito anos na fila do IJF e da Santa Casa. “Não vamos parar”, disse Evandro.
Elmano cumpre agenda na ONU
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, está em Nova York, onde cumpre agenda de interesse do Estado ao lado do presidente Lula. “Estivemos reunidos, juntamente com o presidente Lula, com o CEO do TikTok, em Nova York, para tratarmos de assuntos de interesse do Brasil e do Ceará. Seguimos determinados na luta para fazer nosso Estado e nosso País cada vez mais fortes e desenvolvidos”, declarou.
