Menu

Aldigueri cria grupo de trabalho para estudar projetos do agro

“Foi um encontro que engrandeceu a política e estreitou o relacionamento entre o agro e a Alece”, definiu o deputado Simão Pedro. Já o deputado Felipe Mota resumiu o encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa e o presidente da Faec como a construção de uma agenda de grande porte para o desenvolvimento. O pacote de dez projetos, na opinião do presidente da Faec, vai destravar o agro no Ceará. “Não queremos dinheiro, e sim direitos para trabalhar com liberdade. O deputado Romeu Aldigueri pode ajudar, porque o governador tem sido parceiro”, pontuou Amílcar Silveira.

Em ação rápida, o presidente da Alece recebeu as dez proposições da Faec e determinou a criação de um grupo de trabalho para formatar os projetos. O deputado Guilherme Sampaio será o líder do processo, que contará com Felipe Mota, Simão Pedro, João Jaime, De Assis Diniz, Antônio Granja, Leonardo Pinheiro, Sérgio Aguiar, Guilherme Bismarck e outros deputados ligados ao meio rural.

Aldigueri ficou entusiasmado com a chegada do setor do agro à Alece. Para o presidente do Legislativo, trata-se de uma aproximação definitiva. “As portas estão abertas”, afirmou ao cumprimentar Amílcar Silveira na entrada do gabinete.

Lula terá estratégia para cada região do Brasil

Conversando com o líder do Governo Federal na Câmara, deputado José Guimarães, é fácil compreender a tática do presidente Lula para o projeto de reeleição.

A estratégia será diferente das eleições anteriores. Lula pretende montar palanques que vão da direita à esquerda, com foco forte no centro e no eleitor mais conservador, segmento que costuma definir as eleições.

No Nordeste, segundo Guimarães, a prioridade será a formação de coligações capazes de fortalecer a reeleição de governadores aliados e formalizar alianças com outros partidos, apoiando candidaturas ao governo em estados como Pernambuco, Maranhão, Paraíba e Sergipe. Ceará e Bahia são prioridades para o PT.

Até palanques municipais serão montados para atender ao projeto de reeleição. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes será o candidato apoiado pelo PT. Em Minas Gerais, o partido deve repetir a estratégia. Já em São Paulo, o PT terá candidatura própria.

Última semana do recesso parlamentar

O Congresso Nacional será reativado no dia 2 de fevereiro. As assembleias legislativas dos estados retomam os trabalhos no dia 3. No Ceará, o presidente da Alece, Romeu Aldigueri, não tirou férias e permaneceu no Estado.

Aldigueri convoca aprovados e anuncia concurso e obras

O presidente da Alece vai comunicar a realização do maior concurso público entre os Legislativos estaduais do Brasil. Também serão anunciadas centenas de vagas de estágio. Aldigueri deve apresentar ainda o andamento de obras estruturais no prédio da Alece, com foco na prevenção de riscos e tragédias.

Elmano fortalecido com apoio de Herbert Santos, chefe do MP

Cinco novos presídios serão construídos no Ceará, com capacidade total para 5 mil internos.
O Ministério Público do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), planeja expandir, em 2026, o projeto Fala que Salva para escolas de outros municípios. A iniciativa busca conscientizar crianças e adolescentes sobre prevenção ao uso de drogas e à influência de facções criminosas no ambiente escolar. O projeto foi implantado em 2025 em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. As ações contam com apoio do novo procurador-geral de Justiça, Herbert Santos.

Vicente Aquino vai reunir lideranças do Vale do Curu

O Vale do Curu vem se consolidando como região de desenvolvimento econômico, mas ainda abriga uma população pobre, que pouco participa desse avanço. O advogado Vicente Aquino vai propor um debate com prefeitos, vereadores, lideranças rurais e do comércio para discutir um desenvolvimento mais justo.

“Precisamos rasgar a história de brigas e disputas e discutir o que é melhor para a região, considerando o Porto do Pecém, a ZPE, data centers, hidrogênio verde e energia eólica. É hora de somar”, afirmou.