Menu

Alan Macêdo vai levar Chagas Vieira para palestra no Codessul

O chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, cumprirá agenda de viagem no Sertão Central, atendendo a convite do presidente do Codessul, Alan Macêdo.

Por que o Sertão Central? A região tem sido objeto de estudos sobre desenvolvimento por ser uma das mais pobres do Ceará e, ao mesmo tempo, apresentar grandes resultados na agricultura, pecuária e ovinocaprinocultura.

Outra atividade econômica que se tornou realidade foi a produção de leite. A região produz 40% do leite no Ceará e, no município de Milhã, foi criada a primeira classe média rural do Nordeste. Milhã foi batizada pelo prefeito Alan Macêdo como “a Terra do Leite”.

A visita de Chagas Vieira ao Sertão Central está gerando debate político por conta da disputa para o Senado. Se não adiar a viagem, Chagas fará palestra sobre as ações do Estado que transformaram a região.

Lula e o PT

Aqui em Brasília, o presidente Lula tem reclamado da falta de apoio para governar. O centrão e a extrema-direita se uniram para achacar de forma violenta o Estado brasileiro. Lula cedeu R$ 50 bilhões em emendas impositivas aos deputados e senadores, além de outros R$ 40 bilhões em emendas PIX. A direita do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro quer dinheiro e ministérios. Lula resiste. A pressão sobre o governo, em forma de chantagem, com ameaça de CPI do INSS, é grande. O presidente Lula deu sinal verde para a CPMI, mas uma parte da direita e os bolsonaristas não querem.

Prefeito de Canindé, Jardel Sousa, tem popularidade

Impressiona a popularidade e liderança do prefeito de Canindé, Jardel Sousa. Professor e ex-vereador, circula pela cidade e a população grita seu nome e aplaude. Estive em Canindé numa solenidade e vi de perto sua liderança. Não o conhecia. O governador Elmano de Freitas saiu impressionado com a popularidade do prefeito de Canindé. Eu pensei: como podem contestar a vitória dele? O senador Cid Gomes tem razão ao afirmar que tudo não passa de perseguição e confusão política criada por pessoas contrárias ao vencedor da eleição.

O PDT está perdido

O PDT nacional não é diferente do partido no Ceará. Apesar de ocupar ministério e cargos federais, a bancada do partido na Câmara anunciou independência do governo Lula. No Ceará, está no governo Elmano e na gestão municipal. Agora, filósofos do PDT admitem se tornar bolsonaristas. Carlos Lupi já avisou que a porta da rua está aberta. “Jamais nos uniremos com Bolsonaro”, declarou.

André Barbosa deputado

Cresce, na Prefeitura de Fortaleza, o nome do coronel André Barbosa, secretário de Relações Comunitárias, para se candidatar a deputado estadual. É o nome do prefeito Evandro Leitão. É algo impressionante a popularidade de Barbosa na periferia e entre os colegas da Prefeitura.

Lúcio Alcântara cotado para presidir federação PP-UB

O ex-governador Lúcio Alcântara — ex-Arena, PDS, PSDB, PR, PL, PDT e atualmente filiado ao União Brasil — está cotado para presidir, no Ceará, a federação PP/União Brasil. As conversas foram iniciadas. Ciro e Lúcio Alcântara são inimigos.