A advocacia criminal brasileira exibiu novos nomes durante o julgamento da tentativa de golpe liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no plenário da Câmara Criminal do Supremo Tribunal Federal.
O desfile de advogados mostrou o novo modelo de formação da advocacia nacional, com bons oradores que citaram poetas, escritores, filósofos, compositores e dramaturgos como verdadeiros atores, criando momentos de risos, expressões fechadas e surpresas.
Nos relatos, os advogados questionaram a argumentação do coronel Mauro Cid, delator do golpe à Polícia Federal, considerada frágil por eles. Repetidamente, citaram frases e palavras que, na visão deles, estavam fora de contexto.
O espetáculo dos advogados não deve alterar o resultado do julgamento, mas pode atenuar a dosimetria das sentenças. As provas apresentadas pelo Ministério Público têm robustez, com laudos e perícias apresentados pelo procurador Paulo Gonet.
Agora resta aguardar a próxima semana, quando o rito final do julgamento será concluído e as sentenças divulgadas na sexta-feira, 12 de setembro, em meio a grande expectativa.
No Congresso Nacional, cerca de 280 deputados articulam um projeto de anistia a Bolsonaro e a todos os envolvidos, tentando desfazer a decisão do Supremo Tribunal Federal — medida considerada inconstitucional após julgamento.
Bolsonaro indicará candidato a presidente do PL, diz Waldemar Costa Neto
A federação PP/União Brasil quer lançar Tarcísio de Freitas como candidato a presidente e Michelle Bolsonaro como vice na aliança entre partidos de direita. O presidente do PL, Waldemar Costa Neto, afirmou que “Bolsonaro indicará o candidato do PL a presidente, os candidatos a governador, ao Senado e a deputado federal”.
O deputado Felipe Mota, representante do União Brasil na Alece, discorda: “Tarcísio será o candidato”.
Ednaldo de Lavor será candidato a deputado estadual
O ex-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, comunicou ao PSD sua candidatura à Assembleia Legislativa em 2026. Sua entrada no páreo deve tirar votos dos deputados Marcos Sobreira e Agenor Neto. Ele contará com o apoio de candidatos eleitos e não eleitos que o acompanharam em 2025.
Elmano autoriza construção de mais nove escolas em tempo integral
Rumo à universalização da oferta do ensino médio em tempo integral na rede estadual, nesta quinta-feira (4), o governador Elmano de Freitas autoriza a construção de mais nove escolas. Ele e a secretária da Educação, Eliana Estrela, participam da cerimônia de assinatura das ordens de serviço no Palácio da Abolição.
As novas unidades — em Amontada, Canindé, Camocim, Crato, Icapuí, Itapajé, Fortaleza (2) e Maracanaú — terão capacidade para atender mais de 4.800 adolescentes.
Aldigueri recebe homenagem da 10ª Região Militar
Pela primeira vez em 190 anos, um presidente da Alece recebeu homenagem do Exército no gabinete da Presidência. O comandante da 10ª Região Militar, que deixa o posto, e o novo comandante participaram da solenidade.
“Recebi, em nome da Assembleia Legislativa, a moeda institucional do Exército Brasileiro, símbolo de amizade, respeito e consideração. Um gesto que reforça a parceria e o compromisso das nossas Forças Armadas com o povo brasileiro. Registro também minha gratidão ao General Pinto Sampaio pelos 41 anos de dedicação ao Exército e ao Brasil, e desejo boas-vindas ao novo comandante, General Geraldo Barreto”, declarou o presidente da Alece.
Júnior Mano entrega estrada em Beberibe
Muitos perguntam por que o deputado Júnior Mano conta com o apoio de 86 prefeitos no Ceará para disputar o Senado. A resposta pode estar em Beberibe, onde inaugurou uma estrada de 6,6 quilômetros, construída com recursos do seu mandato.
Já são 25 estradas, além de escolas e creches entregues. “Eu trabalho pelo Ceará”, afirmou em discurso. Atualmente, Júnior Mano é relator de 30 projetos na Câmara Federal.
