Menu

A vitória de Romeu Aldigueri contra a privatização de Jericoacoara

A privatização do Parque Nacional de Jericoacoara foi uma medida intempestiva do Ministério do Meio Ambiente e desnecessária, do ponto de vista estratégico.

A decisão desagradou nativos, trabalhadores do turismo e ambientalistas, como o deputado Romeu Aldigueri, que, quando gestor do Ibama, idealizou a criação do Parque Nacional com o propósito de manter o local como patrimônio público e área de preservação ambiental.

A falta de bom senso da autoridade ambiental do Ministério pode ser analisada como uma grande contradição. Cobrar acesso a Jeri seria o mesmo que taxar o mar, as dunas e o sol. O processo é incompreensível.

O deputado Romeu Aldigueri, com mestrado e cursos na área ambiental e passagens pela Semace e pelo Ibama, praticamente nasceu e viveu em Jericoacoara, onde sua família mantém casa. Seria prudente, por parte das autoridades que decidem entre quatro paredes, ouvir a comunidade, vereadores, deputados e ambientalistas antes de adotar medidas de tamanha relevância. Fica a lição: a Justiça desfez uma marmota.

Senador Girão ausente

Um grupo influente da extrema direita não compareceu ao ato de filiação de Ciro Gomes ao PSDB, que marcou a aproximação do ex-ministro com a direita e a extrema direita. As ausências mais notadas foram as do senador Eduardo Girão, da deputada Priscila Costa e do deputado Carmelo Neto.

Girão, pré-candidato ao Governo do Ceará, lançará oficialmente seu projeto político no dia 30 de novembro, com a presença de Michelle Bolsonaro.

Ciro promete proteção a Wagner e elogia André Fernandes

“Wagner está sendo ameaçado de morte — e não por facções, mas por políticos”, afirmou Ciro Gomes, prometendo proteção ao ex-deputado e atual líder da oposição.

No mesmo discurso, Ciro elogiou André Fernandes, a quem chamou de “bravo e destemido”. Disse ainda: “Meu juízo me manda não disputar eleição, mas o meu juízo pouco me colocou aqui”.

Ciro ataca Cid

Ciro voltou a se queixar de traição na eleição de 2022 e citou sua cidade natal, Sobral, onde ficou em terceiro lugar atrás de Lula e Bolsonaro. O alvo foi o irmão, senador Cid Gomes.

Lia Gomes já declarou ser “muito difícil” a reaproximação política entre os dois.

Cerimonial do PSDB ignora André Fernandes

Chamou atenção o fato de o deputado André Fernandes, presidente do PL no Ceará e um dos maiores nomes da oposição, não ter sido convidado a falar no evento do PSDB.

Os deputados estaduais — que foram grandes articuladores da união das oposições — também não tiveram espaço na programação.

Demitido em público

O ex-presidente do PSDB Ceará, Ozires Pontes, foi destituído do cargo durante o próprio evento, pelo ex-senador Tasso Jereissati.

Tasso anunciou Ciro Gomes como novo presidente do partido no Estado e o prefeito Evandro Leitão como novo presidente municipal em Fortaleza.

Encerrando o evento, Tasso brincou: “Agora vou vestir meus pijamas comprados por dona Renata”.

Evandro entrega creche

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, inaugura, nesta quinta-feira (23), às 8h30, o Centro de Educação Infantil José Barros Crisóstomo, no Conjunto Ceará I.

O novo equipamento, o segundo entregue no bairro em um mês e o quarto da atual gestão, beneficiará 180 crianças de seis meses a três anos, oferecendo atendimento do berçário ao Infantil III. Das 180 vagas, 115 (65%) ainda estão disponíveis para matrícula.

Elmano busca recursos em Brasília

O governador Elmano de Freitas se reuniu com a bancada federal cearense e levou à pauta a liberação de recursos do orçamento da União para o Estado. Também visitou ministérios em busca de verbas para obras estruturantes e novos investimentos.