Todos são suspeitos — assim se consideram os deputados federais e senadores que movimentam cerca de R$ 90 bilhões em emendas parlamentares. Um deputado tem mais recursos à disposição do que 90% das prefeituras brasileiras. A contrapartida de se ter muito dinheiro à disposição é o olhar da fiscalização, dos opositores e dos que defendem a Constituição Federal. Promulgada em 1988, a Carta Magna não autoriza deputados e senadores a serem ordenadores de despesas, e sim elaboradores de leis e detentores do poder de fiscalizar o governo. O Supremo Tribunal Federal tem insistido na criação de uma lei que estabeleça o fluxo legal para regulamentar as emendas parlamentares, desde o seu nascedouro até a aplicação, o destino e a prestação de contas. Os deputados e senadores resistem. Alegam ser um dos poderes da República e, por isso, poderem definir livremente o formato de destinação dos recursos. Teremos momentos tensos na política brasileira. Ministros do STF, por interesses pessoais, não seguiram a regra de centralizar o caso das emendas com um único ministro, optando por tratar os processos separadamente. O ministro Flávio Dino ficou com o enfrentamento mais difícil: impedir o uso das emendas sem prestação de contas.
Parceria forte
A reforma da Praça do Ferreira será feita por meio de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará. A CDL colabora. O objetivo maior é social: colocar em abrigos e aluguéis sociais as pessoas em situação de rua que dormiam e viviam na Praça do Ferreira.
Horizonte consolida polo automotivo
O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, comemorou, juntamente com vereadores, a compra do terreno para a consolidação do Polo Automotivo do Ceará, no município. As primeiras fábricas devem começar a se instalar após a implementação da infraestrutura de acesso, energia, água e divisão das áreas para os galpões. O Abolição está apoiando integralmente.
Nada aconteceu
A vereadora Bela Carmelo (PL) apareceu em fotos curtindo férias em Bariloche, na Argentina, montada em um esqui. Ela não estava oficialmente em férias, segundo os colegas. A Mesa Diretora nada pode fazer. O caso precisa ser avaliado pela Comissão de Ética da casa — que não se reúne.
Justiça cassa prefeito de Barroquinha, Jaime Veras
Tainah Marinho está de volta ao jogo político no município de Barroquinha, no extremo norte do Ceará. A Justiça Eleitoral confirmou a sentença do juiz eleitoral e, por unanimidade (sete votos a zero), cassou o mandato do prefeito Jaime Veras, da vice-prefeita Carmen Lúcia, dos vereadores Didi do Zé Mero, Júnior Magalhães, Genilson e dos suplentes Irmão Ayrton e Maria Andreina. Todos tiveram seus diplomas cassados em razão de graves irregularidades no uso de recursos públicos durante a campanha eleitoral de 2024.
A força dos Bismarck
O ex-prefeito de Aracati, Bismarck Maia, é um homem público com muitos serviços prestados ao Ceará. Fez o Centro de Eventos, duplicou a estrada até Aracati e Itapipoca. Foi o maior prefeito de seu município e, como secretário de Turismo, colocou o estado no top cinco dos principais destinos do Brasil. Seus filhos seguiram os passos do pai. Eduardo Bismarck é deputado federal e secretário de Turismo. Guilherme Bismarck é o estrategista — o cérebro genial da família. Os Bismarck estão em alta.
Fortal
O Fortal, maior evento cultural do Ceará e um dos maiores do Brasil, será realizado entre os dias 24 e 27 de julho. A Prefeitura de Fortaleza irá arrecadar mais de R$ 100 milhões em impostos. Cerca de 450 mil pessoas estarão na cidade para a festa. O Fortal só perde em público para o Réveillon.
