Escrevi várias vezes sobre a relação entre o governador Elmano e o senador Cid Gomes. Sempre afirmei que os dois se dão muito bem. O construtor e fiador da relação é o ministro Camilo Santana. Não existe tensão.
As pré-candidaturas ao Senado lançadas antes da hora se tornaram um motivo para acelerar, de forma prematura, a campanha eleitoral de 2026. São seis nomes apresentados para os dois lugares na chapa governista para o Senado Federal. Os dois escolhidos serão chancelados pelo governador, que vai para a reeleição.
Em 2018, o então governador Camilo Santana montou sua chapa. Cid foi eleito senador. A segunda vaga ficou com Eduardo Girão e foi surpresa. A escolha errada do segundo nome provocou a derrota. Elmano não poderá errar na escolha. Para isso, precisa de nomes fortes.
Experiente, o senador Cid Gomes enxerga no deputado Júnior Mano (PSB) um nome altamente competitivo. Uma ala importante do PT vê com bons olhos o nome de Guimarães para o Senado, se couber ao PT ficar com dois dos quatro lugares na chapa majoritária.
A grande questão é saber se os nomes lançados prematuramente terão fôlego para o esforço de campanha, até o momento do fechamento dos acordos para a composição de quem vai para a disputa. Elmano e Camilo já avisaram que está cedo.
Sobre racismo na Drogasil
O produtor rural e empresário de Caucaia, vítima de racismo dentro da farmácia Drogasil, terá apoio da Comissão de Direitos Humanos da Alece, que abraçou a causa. A deputada Larissa Gaspar já está providenciando toda a documentação. Autor da denúncia, o deputado Felipe Mota já está com o registro policial da ocorrência.
Senador Chagas Vieira
Vários deputados da base aliada do governador Elmano de Freitas já estão tratando o chefe da Casa Civil como senador Chagas Vieira. O secretário abre um sorriso e fica calado. Essa sinalização dos deputados exibe claramente que existe um vácuo. “Só há uma definição: a reeleição do governador Elmano”, voltou a repetir o ministro Camilo Santana, líder do processo.
Mônica Aguiar teve todas as contas aprovadas na Câmara de Camocim
O deputado Sérgio Aguiar (PSB) fez um registro histórico importante na tribuna da Alece. As oito prestações de contas da ex-prefeita Mônica Aguiar foram aprovadas na Câmara de Vereadores de Camocim, por indicação do TCE. Mônica foi eleita e reeleita prefeita de Camocim. Seu antecessor, conhecido como Chico Vaulino, teve sete das oito contas rejeitadas. Ele se tornou ficha-suja e não pode disputar eleições. “Me fez lembrar do 7×1 entre Brasil e Alemanha”, comentou Sérgio Aguiar.
Polícia Municipal armada
O governador Elmano de Freitas entregou mais de 200 pistolas ao prefeito Evandro Leitão para armar a polícia municipal, ou Guarda Municipal. Os guardas também terão coletes e equipamento de ação contra bandidos.
Iguatu em frangalhos: juiz reúne candidatos de 2024 para exibir resultados da perícia em telefones apreendidos
Em Iguatu, nesta sexta-feira (16), poucos estão em paz. A Justiça Eleitoral convocou os candidatos a prefeito, vereador e coordenadores de campanha para verem os laudos dos telefones apreendidos e periciados no laboratório da Polícia Federal. O resultado poderá ser determinante para anular a eleição ou manter o resultado questionado. Nas últimas horas, toda a população comenta a realização de nova eleição.
Barco fora d’água
A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará comprou dois barcos que transportam passageiros com conforto. O objetivo são passeios pelo Cocó, partindo com moradores de Fortaleza e turistas por um cenário maravilhoso: o Complexo Ecológico e Gastronômico de Sabiaguaba. Só existe um probleminha: os barcos estão parados. O Ministério do Meio Ambiente impediu os barcos de irem para a água, pois os motores são possantes demais. Outros motores serão comprados para o passeio acontecer. Um absurdo!
