Nesses tempos de pré-candidaturas, chama atenção a pulverização de nomes para o Senado da República. O cargo virou desejo político.
Não é apenas o atrativo dos oito anos de mandato, que garantem cerca de R$ 1 bilhão em emendas, mas sobretudo a curva política e o planejamento de futuro.
Vejam: Camilo Santana é senador, mas está licenciado para exercer o cargo de ministro da Educação. Já Cid Gomes, líder do PSB, diz não pretender disputar a reeleição, embora ocupe comissões técnicas estratégicas e a direção partidária no Ceará. Eduardo Girão anunciou que deixa o Senado para ser candidato a governador. Não por acaso, o Senado é chamado de “paraíso” — chegar ao céu sem morrer.
Elmano e a disputa pelo Governo
No Governo do Ceará, Elmano de Freitas caminha para a reeleição, sustentado por avanços na economia, saúde e educação, além de um perfil ético e motivador. A oposição tenta se unir para apresentar um nome competitivo. Estão na roda Ciro Gomes, Roberto Cláudio, Capitão Wagner e o próprio Eduardo Girão.
Michele Bolsonaro no Ceará
No dia 29 de novembro será lançado em Fortaleza o nome de Eduardo Girão ao Governo do Estado, com a presença de Michele Bolsonaro. A ex-primeira-dama carrega a bandeira do bolsonarismo no país diante da ausência do ex-presidente, que cumpre pena de 27 anos de prisão.
Ferreira Gomes em xeque
Ciro Gomes enfrenta resistência dentro da própria família. Cid quer vê-lo longe da política cearense e focado no cenário nacional. Lia age com cautela, em “banho-maria”, enquanto Ivo concentra esforços em Sobral. A crise se acentua após Ciro atacar aliados como a prefeita de Crateús. O futuro político do clã segue indefinido.
Romeu Aldigueri avança
O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, pré-candidato à Câmara Federal, amplia sua base na Região Metropolitana de Fortaleza. Já esteve em Caucaia, Itaitinga, Aquiraz e Fortaleza, onde se reuniu com lideranças locais. Em Caucaia, almoçou no restaurante popular “Quintal do Nande”, ponto de encontro de políticos e comunidade. Nos próximos dias, chegará a Eusébio, Pindoretama e Cascavel.
Revolta em Jeri
Em Jericoacoara, a revolta é geral contra a privatização do Parque Nacional. Bugueiros, trade local e nativos temem que a medida expulse turistas. É unânime a preocupação com o futuro de Jeri.
Sobral em debate
O diretor do Detran, ex-deputado Oman Carneiro, publicou texto em que recorda episódios de violência política durante a campanha em Sobral. Ele cita agressões a um ex-prefeito, ataques a lideranças e impedimentos a adversários. Para Oman, quem antes comemorava agora terá de governar junto.
Homenagem aos prefeitos
Nesta segunda-feira (29), os 32 melhores prefeitos do Ceará serão homenageados em noite especial. A escolha é feita por voto de empresários, presidentes de entidades, políticos e representantes do Judiciário. A direção é de Léo Farias.
Brasília urgente
A Comissão de Ética da Câmara definirá relator no processo de cassação de Eduardo Bolsonaro. A Câmara votará isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil. E a COP30 poderá ter Brasília como sede do governo brasileiro por sete dias.
