Menu

A noite de sábado no Abolição tem significado

Não é costumeiro o Palácio da Abolição abrir suas portas aos sábados. Essa agenda foi criada pelo governador Elmano de Freitas, após o retorno de Chagas Vieira à Casa Civil. Inicialmente, recebia empresários que vinham ao Ceará para investimentos e, em seguida, prefeitos.

A criação do horário noturno aos sábados estreou com uma reunião do grupo político mais influente no Ceará. O propósito não foi chocar os adversários, mas mostrar aos aliados a união que segue entre Elmano, Camilo, Evandro, Cid Gomes, Chagas Vieira e o ausente, porque estava em viagem, Romeu Aldigueri.

Um encontro desse porte proporciona uma leitura política nacional, estadual e municipal. Os prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e líderes do interior terão peso no calendário eleitoral de 2026.

Para o grupo, a montagem da chapa terá importância vital e cada nome a ser colocado para o Senado Federal será discutido dentro de aspectos reais, como força eleitoral, menor rejeição e popularidade.

A eleição de 2026 terá novos critérios a partir das forças a serem colocadas no tabuleiro político e a utilização das redes sociais. Elementos novos estão surgindo. O secretário Chagas Vieira tem vencido o jogo nas redes sociais como novo “influencer”, se é que se pode chamar assim. Chagas ganhou 12 mil seguidores em 30 dias, um record. Se mantiver a performance, terá meio milhão no final do ano.

Vicente Aquino e Simão Pedro podem fazer dobradinha

O Conselheiro da Anatel e sócio de um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil, Vicente Aquino, entrou na política e já se tornou o maior líder do litoral entre Caucaia e Itapipoca. É candidato a deputado federal e pretende disputar a eleição municipal em São Gonçalo do Amarante, se possível, em parceria com o prefeito Marcelão. No PEC Nordeste, iniciou uma composição com o deputado estadual Simão Pedro. A troca de votos foi a pauta inicial.

Oscar Rodrigues desfilou como desconhecido no PEC Nordeste

O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, visitou o stand vazio de Sobral no PEC Nordeste. Passou um bom tempo. Era como se fosse um desconhecido. Deixou o stand e foi andar pelos corredores da feira e caminhava sem ser abordado. Ele parecia também não querer conversar com ninguém, muito menos com a imprensa. Seu assessor de comunicação entrou na justiça trabalhista contra ele.

Almílcar Silveira, lançado candidato, nega possibilidade

Amílcar Silveira depois do sucesso do PEC Nordeste: “Eu estou igual ao Chagas Vieira: não adianta dizer cem vezes que não sou candidato. Vocês estão sempre me colocando no cenário eleitoral”, declarou, após ser mais uma vez citado como um potencial candidato em 2026. Amílcar Silveira é o presidente do PSB de Quixadá e teve sua ficha abonada pelo senador Cid Gomes, que uniu os Silveira e os Baquit em Quixadá após 30 anos de rompimento. Ricardo Silveira ocupará, em 2030, a cadeira que já foi do pai, Everardo Silveira.

Deputado Guimarães: “O PT é o único partido presente nos 184 municípios”

O deputado José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara Federal, está percorrendo o Ceará para eleger a chapa liderada pelo Conin à reeleição. “A minha fala é em defesa da nossa chapa no PED 2025 aqui no Ceará. Mas, sobretudo, uma fala em defesa e fortalecimento do PT em todo o Brasil. A experiência do Ceará deve ser replicada, porque é um projeto vitorioso e histórico: estamos nos 184 municípios”, colocou, acrescentando que o partido tem maior peso no Ceará.

Deputado Junior Mano amplia base de prefeitos

O deputado Júnior Mano passou pelo PEC Nordeste. Era o líder político mais assediado por prefeitos na Feira dos Municípios. Ao seu lado, o senador Cid Gomes. Os dois percorreram, além dos stands dos municípios, os stands das empresas. Impressionava o assédio. Segundo Cid, Júnior Mano já conquistou os 65 prefeitos do PSB e poderá ter o apoio de 100 prefeitos na caminhada ao Senado. “Ele trabalha muito e é jovem liderança”, colocou.

Luiz Girão, o federal do sertão, doa terras para projetos sociais

O ex-deputado Luiz Girão foi o deputado federal mais votado quando assumiu o mandato em 1991. Não foi para a reeleição, optando por ser líder de classe. Na Câmara, foi relator da CPI da prostituição infantil, liderou a comissão da seca e atuou em regras tributárias. Luiz Girão tornou-se um homem que ajuda o Ceará sem aparecer: doa terras para hospitais públicos, postos de saúde, campos de futebol e centros de pesquisas, além de ajudar entidades sociais. “O Luiz Girão é um ser humano generoso”, diz Cirilo Pimenta. O Grupo Alvoar, que detém as marcas Betânia e Embaré, é comandado, atualmente, por Bruno Girão, CEO da empresa. Bruno Girão é um homem de sucesso.