A internet faz a diferença no dia a dia das pessoas. Isso é fato. Para muitos, o telefone celular que só funciona com internet é uma prisão. Para outros, é uma forma de ganhar dinheiro para a sobrevivência, vendendo produtos e serviços. Há os que vendem verdades e muitos que, na maioria das vezes, vendem mentiras.
O composto de mentiras e verdades é o mais usado na política. Deputados e senadores produzem vídeos todos os dias, muitos com informações falsas, distorcendo fatos, mas que passam a ser tratados como verdades por quem consome esse conteúdo. Ressalte-se que as mentiras são produzidas tanto pelos campos da direita quanto da esquerda.
Em geral, a confusão na cabeça da população percorre as redes sociais. A guerra de narrativas nos leva a testemunhar coisas absurdas e, às vezes, gestos de sabedoria. O humor acaba sendo uma das melhores formas de interpretação desse cenário.
No jogo das versões, há um único interesse: chegar ao poder. Para o opositor, nada do que o adversário produz tem valor. Para o governista, o que é dito pelo opositor também não vale nada. Nessa batalha, o vencedor costuma ser o produtor de fake news. O Brasil convive hoje com a verdade real e a falsa verdade. Resta esperar o amadurecimento do consumidor da internet, que aprenderá a diferenciar mentira de verdade — e, ainda assim, optará pelo que lhe convier.
Políticos de raiz homenageados
Ao homenagear quatro deputados estaduais pelos 25 anos de mandato, a Alece promoveu o reconhecimento da representação regional, algo positivo para a política. O deputado Zezinho Albuquerque representa o Norte do Estado. Osmar Baquit, o Sertão Central. O agropecuarista e deputado Antônio Granja representa o Vale do Jaguaribe. Fernando Hugo, Fortaleza.
A política correta deveria funcionar com o voto distrital, em que o morador do município ou do bairro tivesse um representante direto, e não com o modelo atual, que favorece locutores de rádio, apresentadores de TV ou influencers da internet.
A pressão está aumentando
É natural a ansiedade que passa pela cabeça de homens públicos que sonham em avançar para ocupar posições mais altas na composição do poder. O ministro Camilo Santana e o senador Cid Gomes já construíram consenso para a candidatura à reeleição do governador Elmano de Freitas, mas não conseguiram estancar a disputa pelas duas vagas ao Senado Federal.
Cid Gomes, atual senador, seria naturalmente candidato à reeleição, com amplo favoritismo, mas não pretende disputar. Defende que a vaga fique com o PSB e que o deputado Júnior Mano seja o candidato. O PT quer o deputado José Guimarães como candidato ao Senado. Aliados avaliam que o partido já detém o Governo do Estado, a principal cota da aliança. O MDB, com a vice-governadoria, também estaria contemplado.
Resta saber como encaixar Chiquinho Feitosa, Zezinho Albuquerque, Moses Rodrigues, Eunício Oliveira, Domingos Filho, Chagas Vieira e Luizianne Lins. São nove nomes para duas vagas. Caberá ao governador Elmano de Freitas, candidato à reeleição, montar a chapa a ser apresentada à população. Ele não esconde que a influência de Lula será grande, assim como a de Cid Gomes, seu nome preferencial para o Senado.
O ministro Camilo Santana, que sabe fazer o certo na hora certa, sempre aponta maio de 2026 como o mês ideal para as definições. A conclusão da janela partidária, momento em que todos ficam livres para trocar de partidos, será o pêndulo para a montagem das chapas proporcionais e majoritárias. Abril será o mês do diálogo, maio do ajuste fino e junho das definições, já que julho marca o início das convenções.
Acilon Gonçalves na mesa de decisões e apoio a Júnior Mano
Na passagem pelo município do Eusébio, onde entregou uma grande escola de tempo integral, o ministro Camilo Santana exaltou o nome de Acilon Gonçalves como grande liderança regional. O gesto foi claro ao apontar Acilon como uma voz a ser ouvida na sucessão estadual.
Acilon, por sua vez, foi direto na valorização do nome do deputado Júnior Mano, pré-candidato ao Senado, a quem classificou como grande parceiro. Acilon exerce influência política em parte de Fortaleza e nos municípios do Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Pindoretama, Cascavel e Beberibe.
André Fernandes atua nos bastidores
Para o público externo, o PL aparenta ter interrompido a articulação e o diálogo com União Brasil e PSDB sobre uma possível candidatura de Ciro Gomes ou Roberto Cláudio ao Governo do Ceará. Na prática, o diálogo segue ativo, inclusive com aval do pré-candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro.
Três momentos importantes de Aldigueri
A ida do governador Elmano de Freitas à confraternização de Natal dos deputados, a decisão de homenagear parlamentares com 25 anos de mandato, o encontro com Cid Gomes e vereadores e o comando das votações, limpando a pauta do Legislativo, marcaram um dia importante na política do Ceará.
Mudanças no secretariado
O prefeito Evandro Leitão fará mudanças no seu time de assessores. Evandro é um gestor que cobra resultados e não hesita em ajustar a equipe quando considera necessário.
