Menu

A emenda Pix gerou a proposta da Lei da Blindagem ou da “Bandidagem”

Quando as portas das coisas erradas se abrem, elas se escancaram para o crime contra o Estado e toda a sociedade. No caso do Congresso Nacional, as emendas estão sob investigação da Polícia Federal, onde parlamentares e prefeitos são suspeitos de desviar recursos. O Projeto da Blindagem tem como objetivo oficializar o crime e proteger seus autores.

Em Brasília, a polarização mudou muito o comportamento dos deputados e senadores, que passaram a brigar e não mais a debater os problemas nacionais. A linguagem é da blindagem, da proteção de criminosos, e da construção de medidas para resguardar o crime organizado, a corrupção e os delitos cometidos por parlamentares.

A legalização da impunidade se materializa com leis equivocadas, plantadas no Congresso e aprovadas de afogadilho. O Parlamento está propondo que deputados e senadores só sejam processados ou presos se autorizado pelo plenário, na data e hora pautada pelo presidente da Câmara ou do Senado. A volta do voto secreto para todas as decisões envolvendo parlamentares, ex-presidentes e presidentes de partidos é outro retrocesso.

As bancadas do PL, União Brasil, Progressistas, Republicanos, PSD, MDB, PRD e Podemos votaram em massa a favor da lei da blindagem ou da “bandidagem”. Lamentável a postura de alguns deputados do PT e do PDT que se alinharam a favor, enquanto é digno de registro o posicionamento de partidos como NOVO, Psol, PCdoB e Rede, que votaram contra.

A pensão para os órfãos da covid-19

É elogiável a atitude do Governo do Estado em enviar projeto de lei para autorizar o pagamento de pensão a crianças e adolescentes que perderam os pais durante a pandemia da covid-19. O Ceará será o primeiro Estado a socorrer essas famílias, que atravessam graves dificuldades financeiras.

Deputados cearenses contrários à PEC da Blindagem

Os deputados Luizianne Lins, José Guimarães, Célio Studart e Luiz Gastão votaram contra a PEC da Blindagem. A deputada estadual Larissa Gaspar e o deputado federal Idilvan Alencar lideraram um manifesto no Ceará contra a proposta, com adesão de 34 parlamentares. No entanto, 15 deputados federais cearenses votaram a favor da blindagem.

Elmano, Evandro e Chagas em Brasília

O prefeito Evandro Leitão está pagando empréstimos bilionários herdados da gestão do ex-prefeito Sarto. Apesar do esforço para aumentar a receita, cortar despesas e buscar recursos federais para saúde, educação e infraestrutura, ainda não conseguiu liberar créditos junto a órgãos financeiros. A expectativa de limpar o nome da Prefeitura e recuperar o crédito ficou para 2026.

Evandro esteve no início da semana em Brasília em busca de alternativas para salvar financeiramente a capital. Junta centavos para tentar devolver credibilidade à 4ª capital do país, hoje numa situação vexatória.

Deputado David Vasconcelos rompe com prefeito Oscar Rodrigues

O suplente de deputado David Benevides (PL) afirmou que foi convidado para ocupar cargo no primeiro escalão da gestão de Oscar Rodrigues, mas não aceitou. “Pertenço a um grupo e não concordamos com os atos dele”, disse David, que vive sua primeira experiência política atuando no campo da extrema-direita. Segundo ele, o rompimento está formalizado.

Salmito cobra ciência no debate sobre segurança

O deputado Salmito criticou o foguetório promovido por membros de facções na periferia de Fortaleza como reação ao trabalho da polícia. “Em São Paulo mataram o chefe da Polícia Civil e a oposição no Ceará não dá um pio”, reclamou o parlamentar. Ele defende medidas em nível municipal, estadual e federal, coordenadas pelo Ministério da Justiça, no combate ao crime. “O problema da segurança não pode servir apenas para discurso político”, afirmou.

Homenagem

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que está completando 190 anos. “Me honra ser homenageado por um legislativo que tem história. Minas Gerais é o berço da trincheira em defesa da democracia”, disse Aldigueri.