Menu

A eleição de Iguatu não terminou e envolve a corte do TRE

A disputa em Iguatu ganhou novos capítulos e mantém o mercado político em alerta. A presidente do TRE, desembargadora Maria Iraneide Moura, pediu vista no processo que pode cassar o prefeito Roberto Costa Filho, acusado de crimes eleitorais graves, apurados pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.

O placar apertado — 3 a 2 pela cassação — evidenciou uma divisão rara dentro da corte. Para alguns observadores, a influência política pode ter impactado o resultado preliminar. A desembargadora Maria Iraneide tem a chance de recolocar a casa em ordem. O TRE não pode repetir erros cometidos em outros municípios, sendo Santa Quitéria o caso mais emblemático.

Se a magistrada votar a favor do prefeito Roberto Costa, haverá empate pela primeira vez no caso, mantendo-o no cargo enquanto o processo segue para o TSE, em Brasília. Em caso de voto contrário ao prefeito, será marcada nova eleição — desde que o TSE confirme a sentença.

União Brasil no Ceará rachado

O União Brasil vive um novo racha no Ceará. De um lado, o presidente estadual do partido, Capitão Wagner; do outro, Moses Rodrigues e Fernanda Pessoa. O partido deve permanecer dividido até a eleição de 2026. Foi assim no passado: Wagner, candidato ao Governo do Estado, acabou isolado e sustentado apenas pelos votos da direita, que não tinha outra opção.

Eduardo Girão pretende conversar com aliados

Ninguém conseguirá tirar o senador Eduardo Girão da disputa de 2026. Ele reafirma que será candidato ao Governo do Estado. “Vou procurar os conservadores e futuros aliados. Já conversei com o Wagner, o RC e o André Fernandes. No dia 30, as maiores lideranças conservadoras do país estarão no lançamento da minha candidatura”, declarou.

Fortaleza de cara nova

O prefeito Evandro Leitão adotou uma postura de trabalho direto e constante. Mandou tapar buracos, reformar postos de saúde e priorizou a retomada da distribuição de medicamentos e do atendimento nas unidades básicas. Determinou a capinação de ruas e avenidas, além da limpeza de canais e riachos. Conseguiu ainda ampliar o acolhimento às pessoas em situação de rua, garantindo café da manhã, almoço e jantar.

Gestão não precisa de grandes invenções: precisa funcionar. Em breve, Evandro deve resolver definitivamente a situação dos mototáxis. “Os prefeitos anteriores eram médicos, deixaram o caos na saúde e agora querem debater violência”, afirmou Acrísio Sena ao elogiar a administração de Fortaleza.

Guaramiranga entre os melhores Natais do Brasil

A prefeita de Guaramiranga, Ynara Mota, mostrou genialidade ao preparar o Natal deste ano. Com apenas dez meses de gestão, transformou o município em um cenário perfeito para a época natalina. Foram instaladas 1 milhão de lâmpadas, com brilho, cores e ambientes que encantaram moradores e visitantes. Tudo na praça principal ganhou vida.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, referência nacional em decoração natalina, fez questão de prestigiar o lançamento do Natal Encantado. Em 68 anos, nenhum prefeito havia pensado em algo nessa dimensão.

O povo aplaudiu — e Guaramiranga entrou, definitivamente, no roteiro dos melhores Natais do Brasil.