O ministro da Educação, Camilo Santana, foi o grande vitorioso na eleição de 2022. Elegeu Elmano governador no primeiro turno com 54% e se elegeu senador da República com 84% dos votos. Derrotou seus grandes adversários: Ciro Gomes, capitão Wagner e Roberto Cláudio. Camilo se tornou a maior liderança do Ceará.
O Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, tem uma versão para o momento político onde os derrotados de centro-esquerda se unem ao Bolsonarismo de extrema-direita: “o ódio e a vingança por não aceitar Camilo ser líder no Ceará e ministro da Educação e o Elmano, filho de agricultor e de uma professora, ser governador do Ceará e fazer um grande governo com geração de emprego, economia crescendo, atração de empresas, concursos públicos ao invés de terceirização.”
Fica claro no posicionamento de Chagas Vieira e na movimentação das oposições que teremos mais um tira-teima em 2026. O Chefe da Casa Civil está chamando Ciro para a disputa e Ciro está calado após insinuar vontade de sair da aposentadoria política.
Os próximos passos devem esclarecer para onde vamos. O cenário nacional influirá muito no movimento para candidaturas.
Guimarães consolida pré-candidatura ao Senado Federal
A plenária de Crateús, organizada pela direção do PT, consolidou a vitória de Antônio Filho, o Conin, para seguir presidente do PT cearense e consolidou a pré-candidatura do deputado José Guimarães ao Senado Federal com apoio do governador Elmano de Freitas. “O Ceará deve muito ao Guimarães e ele tem direito de pleitear a vaga ao Senado”.
Grande plenária do PT
O PT de todo o Brasil, estará de olho na plenária do partido que será realizada, em Fortaleza, com a presença de Edinho Silva, o candidato do Campo Democrático que tem o apoio também do presidente Lula, que sofre críticas de outros quatro candidatos, um deles Rui Falcão, que presidiu o partido e era aliado de Lula. Na plenária, o ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas anunciarão apoio à chapa Edinho-Conin. A eleição direta do PT será realizada na sexta-feira, na capital cearense.
Deputado Júnior Mano acelera pré-candidatura ao Senado Federal
Numa ação forte, o deputado Júnior Mano, na sua caminhada ao Senado, recebeu aval dos prefeitos de Itaitinga, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe e Fortim. A escalada de Júnior Mano, pré-candidato pelo PSB, tem como padrinho forte, o senador Cid Gomes, que sempre marca presença nos eventos de Júnior Mano pelo Ceará.
Animação
A imprensa brasileira começa a abrir espaço para o estado do Ceará, colocando o contexto local na pauta nacional. O embate envolvendo Lula, Camilo, Elmano, Bolsonaro, Tasso e Ciro chamou a atenção. O Ceará é um estado cobiçado pelo grande sucesso na educação, saúde e atração de empresas. A segurança é o tema maior de interesse.
A disputa por territórios
A base aliada do governador Elmano de Freitas está batendo cabeças no sertão. A invasão de domicílios eleitorais preocupa. Os problemas causados pela tentativa de buscar votos onde deputados são votados serão pauta de reunião com a liderança do governo. Geralmente, a direção dos partidos não debate esses problemas. Na reta final das campanhas, a invasão de colégios eleitorais é natural.
Aldigueri no Cariri
O deputado Davi de Raimundão, MDB, deve trocar votos com o deputado Romeu Aldigueri, que será candidato a deputado federal. A visita do presidente da Alece ao Cariri foi ao lado do deputado Davi de Raimundão e do seu pai, Raimundo Macêdo. Três colégios eleitorais foram visitados, além de Juazeiro do Norte.
Amílcar Silveira pode disputar eleição pelo PSB
Na lista de pré-candidatos do PSB a deputado federal, consta o nome do presidente da Faec, Amílcar Silveira, que preside o PSB de Quixadá. Amílcar tem visitado obras ao lado de Ricardo Silveira. Os dois gravaram vídeos durante visitas.
Camilo sobre campanha
Perguntado sobre a sucessão estadual, o ministro Camilo Santana foi curto e grosso: “está muito longe.”
