O prefeito de Jijoca de Jericoacoara está promovendo uma vingança contra o município que administra por pirraça. Seus adversários são ambientalistas e defendem, juntamente com os nativos, a preservação da Vila.
Numa manobra repentina, em apenas dois dias, enviou para a Câmara de Vereadores de Jeri, um projeto alterando a Lei de Ocupação de Solo e legalizando todas as obras ilegais, incluindo prédios de alvenaria de até três andares. A medida quebra o padrão da Vila, onde moram os nativos, e os turistas do mundo inteiro visitam e admiram.
A população está revoltada e protesta nas redes sociais. O Ministério Público será acionado. Entidades ambientais do Brasil e do exterior também estão protestando.
Um vídeo do prefeito agressivo, ao estilo “quem manda sou eu”, aumentou a revolta dos ambientalistas e do povo de Jericoacoara. O caos está estabelecido.
“Esse ato é imperdoável, revoltante e vamos reagir em nome de um local reconhecidamente ecológico e área de estudos e visitas de pesquisadores, cientistas e turistas internacionais. Não vamos permitir o fim de Jericoacoara”, declarou o deputado Romeu Aldigueri, filho da região e ecologista por formação.
Novos desdobramentos terão graves consequências. Os turistas estão cancelando temporadas em Jericoacoara. A justiça deverá decidir. O governo do Ceará ainda não se manifestou.
Iguatu teve FPM bloqueado por conta de dívidas e má gestão
O município de Iguatu continua em frangalhos. Há oito anos ocupa páginas policiais, com corrupção e desmandos. A cidade tem ruas e avenidas esburacadas, além de serem depósitos de lixo. O atendimento de saúde do município é ruim, e os índices de avaliação da educação são péssimos. Segundo o deputado Nizo Costa, PT, que passou a apoiar a atual gestão, cerca de R$ 27 milhões do Fundo de Participação dos Municípios estão bloqueados. O parlamentar, assim como o prefeito, não denunciam quem são os responsáveis pelo caos. É que o ex-prefeito Ednaldo Lavor foi o grande cabo eleitoral do atual prefeito. Aliás, o prefeito esteve com o governador Elmano, mas a foto da audiência não foi publicada.
Começa a pesca da lagosta e do pargo
Após três meses do defeso da lagosta e do pargo, pescadores e barcos voltam ao mar, nesta sexta-feira (2). A lagosta é a principal pauta de exportação do Ceará, com R$ 180 milhões. O maior produtor de lagosta no Estado é o município de Icapuí. Com o fim do defeso, o pargo, peixe preferido pela classe média, voltará ao mercado cearense com o preço reduzido.
Itapipoca terá polo de saúde e industrial
O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, conseguiu recursos em Brasília para construir uma Casa da Mulher Brasileira. O que está atrapalhando a gestão municipal é a Câmara de Vereadores, que não vota a doação de terrenos para o Polo Industrial, que será em parceria com a Fiec, e o Polo de Saúde, numa ação do município, Governo do Ceará e Governo Federal. “Os projetos estão há muito tempo parados. Queria que o presidente botasse para votar e os vereadores decidissem”, declarou o prefeito nas redes sociais.
Faixa de ônibus inútil em alguns horários
Na rua Padre Valdevino existe uma faixa exclusiva de ônibus. Entre as oito da manhã e o meio-dia, circulam 10 ônibus. No mesmo horário, passam 6.800 motos e 3 mil automóveis. O vereador Benigno está com os números de todas as vias. Por que não as motos nas faixas de ônibus onde também circulam raramente os táxis? O debate está aberto e parece natural colocar também o Uber. É preciso avançar.
Orós e sua importância
O deputado Simão Pedro recepcionará o governador Elmano, o presidente da Alece , deputados, diretores do Dnocs e prefeitos da região neste domingo, em comemoração aos 60 anos da barragem do açude Orós, que está sangrando. O momento proporciona também uma das mais importantes discussões sobre abastecimento de água no semiárido. Foi a partir do Orós que a região Nordeste construiu mais de 400 barragens e criou a potência que se tornou o semiárido da região, principalmente no Ceará.
PL terá cinco candidatos a federal
O PL no Ceará já fez as contas e terá cinco candidatos a deputado federal puxados pelo deputado André Fernandes: Mayra Pinheiro, Carmelo Neto, Priscila Costa e, provavelmente, um ex-prefeito que se filiará ao partido.
Guimarães em maratona
O deputado José Guimarães participará de cinco eventos entre esta sexta-feira e o domingo. São plenárias do Campo Democrático do PT, homenagens em Câmaras Municipais e até vaquejadas. A pré-candidatura do líder do governo Lula ganhou corpo.
