Voltar ao topo

16 de outubro de 2024

COLUNA: Porto do Mucuripe terá obra de aprofundamento

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Foto: Divulgação

Está tramitando no Congresso Nacional projeto de lei que abre crédito suplementar de R$ 849 mil para a Companhia Docas do Ceará (CDC). É dinheiro pouco, se comparado a cifras astronômicas que se apresentam no noticiário político, às vezes policial, mas pode ajudar numa demandas de desenvolvimento local. A estatal, que controla o Porto do Mucuripe, é vinculada ao Ministério da Infraestrutura. A proposta define que os recursos terão de ser aplicados em análises técnicas e elaboração de anteprojeto, projetos básico e executivo de obras de berço 103 – denominação dos pontos de atracação de embarcações – que atende as cargas de trigo. A ideia é aprofundar o local para permitir que navios de porte maior operem ali. Antes de ser apreciado e votado em plenário, o texto vai passar pelo crivo da Comissão Mista de Orçamento. Lá, só atuam dois parlamentares cearenses, os deputados federais Mauro Benevides Filho (PDT) e AJ Albuquerque (PP).

HORA AGÁ

Começa neste sábado a exibição dos conteúdos de candidatos a presidente da República. Certezas: 1. Bolsonaro não vai fazer menção às 682 mil pessoas mortas pela covid-19; 2. Não vai apresentar nenhum vídeo em que imita pacientes com falta de ar; 3. Não vai debochar de mortos nem de famílias; 4. Não vai dizer que não é coveiro; 5. Não vai defender cloroquina e ivermectina como “tratamento preventivo”; 6. Os outros candidatos vão mostrar isso tudo.

PONTARIA

A fábrica de armas Taurus, nome forte de um segmento que cresceu vertiginosamente na gestão de Jair Bolsonaro (PL), recebeu uma comenda legislativa da Câmara Municipal de Porto Alegre. A distinção se chama “Porto do Sol”. Coincidência ou não: a cidade abrigou um gigantesco cartaz num prédio residencial com ataques aos progressistas e elogios à direita. Uma das “vantagens” dos tais “patriotas”: “povo armado”.

ESPAÇOS

Esta Coluna também é publicada no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). O jornalista Roberto Maciel participa, com o jornalista Maurição Lima, do podcast Papo de Cabeça, em canal no YouTube (https://bit.ly/3cP1JHu) e na plataforma de áudio Spotify. O podcast se dedica a notícias, entrevistas e análises políticas.

Milagre da transfiguração

As espantosas redes sociais na Internet, sobretudo grupos de mensagens, estão servindo de altar para um inusitado fenômeno: luiziannistas de carteirinha se transformaram em izoldistas ortodoxos.

[ Mais notícias ]