Voltar ao topo

8 de outubro de 2024

COLUNA: Alimento para o corpo e para a mente

Foto: Thiago Gaspar/Divulgação

Compartilhar:

Foto: Thiago Gaspar

Um sistema completo de educação é formado por uma junção de fatores. Não se aprende sem alguém para ensinar, também não se aprende sem materiais adequados, sem um espaço minimamente preparado. Isto vale da creche ao Ensino Superior. Dentro das necessidades do sistema, uma em especial merece destaque: a alimentação.

Não à toa, merenda escolar é sempre tema que chama atenção. Sabemos que, para a maioria dos estudantes da rede pública, é a “merenda” que assegura assiduidade. Na vida acadêmica, não é diferente. Os restaurantes universitários são importantíssimos.

Na semana que se encerra neste sábado (27), o Interior recebeu boas notícias. Foi entregue o novo Restaurante Universitário do Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O fornecimento é de 1.980 refeições diárias. O RU oferece também café-da -manhã para os estudantes beneficiados pelo Programa Residência Universitária.

A governadora Izolda Cela foi a Sobral, almoçou com os estudantes e reconheceu a importância do equipamento. “Os estudantes da universidade precisam disso para sua condição de estar aqui, frequentando o seu curso. Sabemos que é um serviço muito importante”, afirmou Izolda.

Ainda dentro dessa mesma reflexão, é válido ressaltar que o Brasil vive o inverso de países de primeiro mundo. Lá fora, a escola pública é para todos, independente do poder aquisitivo. Já a universidade é paga. Aqui, no Brasil, as falhas no sistema público fazem com que a maioria das famílias se esforce para custear a Educação Infantil, os Ensinos Fundamental e Médio em instituições privadas. Porém, todos querem uma vaga na universidade pública. Há uma disputa imensa e até injusta entre os jovens da rede pública e aqueles que foram preparados nas escolas particulares. Sabendo disso, é válido estender as discussões para além da alimentação. É preciso investir na educação como um todo. O ciclo precisa ser completo.

Que o olhar dos gestores chegue a outros restaurantes universitários e percorra também as unidades de ensino que preparam os estudantes para a vida acadêmica.

[ Mais notícias ]