Voltar ao topo

20 de março de 2025

Coletivo As Travestidas se despede dos palcos com última apresentação

Com mais de 15 anos de união, as artistas anunciam sua despedida com o famoso Cabaré das Travestidas, no Cineteatro São Luiz
Foto: Luiz Alves/Dragão do Mar

Compartilhar:

Um dos maiores e mais reconhecidos grupos de teatro do Ceará, o Coletivo Artístico As Travestidas se despede dos palcos em 2023, após 15 anos de trajetória. A apresentação de despedida, dividida em duas sessões, acontece no dia 15 de janeiro,  às 18h e às 20h, respectivamente.

Inspirada no teatro de revista e de variedades, a peça une música, festa, dublagens, talk-show, deboche e resistência. Trata-se de uma forma de enaltecer a arte drag com um recorte de cenas musicadas, criadas com muita ironia, irreverência e sensibilidade, aproveitando as potências individuais de cada artista e as diferentes vertentes da arte drag.

No palco, Silvero Pereira retomará sua drag Gisele Almodóvar para comandar o “Cabaré” junto de Deydianne Piaf, personagem do comediante Denis Lacerda. Como um programa de TV, as duas anfitriãs apresentam as artistas da noite, um elenco que já deixa saudade: Mulher Barbada, Yasmin Shirran, Patrícia Dawson, Verónica Valenttino, Karolaynne e Betha Houston.

Com muito improviso, a interação direta com a plateia transforma a apresentação da peça em um momento único, já que a plateia é elemento fundamental na construção do “programa” e também dá o tom do espetáculo. Foi justamente o público fiel das Travestidas, que as tornaram conhecidas como as “vedetes do teatro cearense”.

HISTÓRIA

O grupo surgiu por volta de 2008, na época, com apenas três integrantes: Silvero, Verónica e a atriz Alícia Pietá. Juntos, o trio costumava se apresentar no porão do Theatro José de Alencar, com a peça Cabaré da Dama. Aos poucos, por meio de concursos com a plateia, novos membros foram chegando, como Denis, Yasmin e Jesuíta Barbosa.

Ao longo da história, o coletivo As Travestidas se consagrou muito mais do que um grupo de teatro. Movimentou a cena cultural, social e acadêmica brasileira, levantando questões e debates sobre a diversidade sexual e de gênero, o preconceito contra pessoas trans e fomentando o trabalho de profissionais LGBTQIAP+ nos palcos teatrais, musicais e dos carnavais de Fortaleza.

Serviço

Cabaré das Travestidas – A despedida

Data: 15 de janeiro de 2023

Horários: 1º sessão – 18h | 2º sessão – 20h

Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)

Ingressos: R$ 50 (inteira) | R$ (25) | Vendas pelo Sympla e na bilheteria do teatro

Mais informações: (85) 3252-4138

[ Mais notícias ]