Um dos maiores e mais reconhecidos grupos de teatro do Ceará, o Coletivo Artístico As Travestidas se despede dos palcos em 2023, após 15 anos de trajetória. A apresentação de despedida, dividida em duas sessões, acontece no dia 15 de janeiro, às 18h e às 20h, respectivamente.
Inspirada no teatro de revista e de variedades, a peça une música, festa, dublagens, talk-show, deboche e resistência. Trata-se de uma forma de enaltecer a arte drag com um recorte de cenas musicadas, criadas com muita ironia, irreverência e sensibilidade, aproveitando as potências individuais de cada artista e as diferentes vertentes da arte drag.
No palco, Silvero Pereira retomará sua drag Gisele Almodóvar para comandar o “Cabaré” junto de Deydianne Piaf, personagem do comediante Denis Lacerda. Como um programa de TV, as duas anfitriãs apresentam as artistas da noite, um elenco que já deixa saudade: Mulher Barbada, Yasmin Shirran, Patrícia Dawson, Verónica Valenttino, Karolaynne e Betha Houston.
Com muito improviso, a interação direta com a plateia transforma a apresentação da peça em um momento único, já que a plateia é elemento fundamental na construção do “programa” e também dá o tom do espetáculo. Foi justamente o público fiel das Travestidas, que as tornaram conhecidas como as “vedetes do teatro cearense”.
HISTÓRIA
O grupo surgiu por volta de 2008, na época, com apenas três integrantes: Silvero, Verónica e a atriz Alícia Pietá. Juntos, o trio costumava se apresentar no porão do Theatro José de Alencar, com a peça Cabaré da Dama. Aos poucos, por meio de concursos com a plateia, novos membros foram chegando, como Denis, Yasmin e Jesuíta Barbosa.
Ao longo da história, o coletivo As Travestidas se consagrou muito mais do que um grupo de teatro. Movimentou a cena cultural, social e acadêmica brasileira, levantando questões e debates sobre a diversidade sexual e de gênero, o preconceito contra pessoas trans e fomentando o trabalho de profissionais LGBTQIAP+ nos palcos teatrais, musicais e dos carnavais de Fortaleza.
Serviço
Cabaré das Travestidas – A despedida
Data: 15 de janeiro de 2023
Horários: 1º sessão – 18h | 2º sessão – 20h
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Ingressos: R$ 50 (inteira) | R$ (25) | Vendas pelo Sympla e na bilheteria do teatro
Mais informações: (85) 3252-4138