Voltar ao topo

4 de outubro de 2024

Como chegam Ceará e Fortaleza para o Clássico-Rei desta quarta-feira (22), pela Copa do Brasil

Compartilhar:

Equipes darão início ao confronto que decidirá quem se classificará para as Quartas de Final da competição

David Mota
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

Foto: CBF/Divulgação

Fortaleza e Ceará se enfrentarão nesta quarta-feira, 22, às 20 horas, na Arena Castelão, em jogo de ida das Oitavas de Final da Copa do Brasil. O mando de campo da primeira partida é do Leão, e a volta, com mando do Vovô, está marcada para o dia 13 de julho, no mesmo horário e no mesmo local.

Os mandantes da partida chegaram às Oitavas após se classificaram na 3ª fase, com dois triunfos sobre o Vitória, por 3 a 0 na Arena Castelão, e por 1 a 0, na capital baiana. O Leão entrou na competição já na fase avançada, por ter se classificado para a Copa Libertadores deste ano.

Já o Vovô, visitante da partida de ida, está na competição desde a 1ª fase, onde eliminou o São Raimundo/RR, vencendo por 3 a 0. Na fase seguinte, venceu a Tuna Luso por 2 a 0. Já na 3ª fase, o Alvinegro eliminou a Tombense/MG, vencendo as duas partidas por 2 a 0.

As duas equipes chegam 100% e sem ter sofrido gols na competição. Levando em conta todas as outras competições, o Fortaleza chega para o duelo com o maior rival após ter conseguido a primeira vitória como mandante no Campeonato Brasileiro, enquanto o Ceará chega com uma sequência de 12 jogos sem saber o que é derrota, disputando Brasileirão, Sulamericana e Copa do Brasil nesta sequência.

Se tratando de confronto direto, a vantagem recente é do Ceará, que se encontra há quatro jogos sem perder para o maior rival, tendo três vitórias e um empate neste período, sendo as vitórias pela Série A do Campeonato Brasileiro e o empate pela Copa do Nordeste.

Porém, o torcedor tricolor se apega em outra estatística, na última edição da Copa do Brasil, as equipes se enfrentaram na 3ª fase da competição e o Leão conseguiu a classificação, empatando o confronto de ida por 1 a 1 e vencendo o jogo de volta por 3 a 0. Na sequência do campeonato, o Fortaleza chegou até as semifinais, melhor marca do clube em toda a história.

Os treinadores de ambas as equipes deram declarações antes da partida importantíssima que promete parar o estado.

“São partidas muito especiais, tanto porque é um clássico, sabemos o que significa um clássico aqui ao Estado, e também é Copa do Brasil e são duas partidas. O principal é quem classifica, isso é o mais importante. Mas vão ser partidas muito disputadas, muito boas para os torcedores que não são nem de Ceará nem de Fortaleza, para ver. E os torcedores sofrerão e desfrutarão como todo clássico. E a paixão do futebol cearense tem que continuar sempre dentro da normalidade, da festa que o povo cearense respeita em cada jogo que joga”, disse Juan Pablo Vojvoda, treinador tricolor.

Já Marquinhos Santos, recém chegado à equipe alvinegra, destacou a importância do Clássico-Rei, que bem conhece, por já ter comando o Tricolor em duas ocasiões.

“É um jogo que mexe com a cidade. Sabemos o peso e o tamanho dele. É um jogo em que 180 minutos vai definir a equipe que chegará às quartas de final. Não é esse primeiro jogo que define, é o segundo. Então temos que ter equilíbrio. Vamos fazer uma análise para ver os atletas que têm condições. Não gosto de poupar jogadores. Sempre procuro usar os jogadores que estão em melhor condição técnica, física, tática e mental, para que o Ceará possa estar sempre bem representado para o seu torcedor”, ressaltou o treinador alvinegro.

As equipes encerraram a preparação para o Clássico-Rei na tarde desta terça-feira, 21. O Leão treinou no Centro de Excelência Alcides Santos, sem informar o horário. Enquanto o Vovô realizou o seu treinamento às 15h30, no Estádio Vovozão.

[ Mais notícias ]